A Odebrecht é uma organização de origem brasileira composta por negócios diversificados, com atuação e padrão de qualidade globais. Por meio de suas empresas, a Odebrecht atinge os seguintes setores:
- Engenharia e Construção (Odebrecht Infraestrutura, Engenharia Industrial, Realizações Imobiliárias e Venezuela, filial no país)
- Investimentos em Infraestrtutura e Energia (Odebrecht Transport, Foz do Brasil, Energia, Oil and Gas, Properties, Africa Fund e Latinvest)
- Indústria (Braskem, Agroindustrial, Estaleiro Enseada do Paraguaçu e Defesa e Tecnologia)
- Instituições Auxiliares (Administradora e Corretora de Seguros Ltda., Odeprev e Participações e Investimentos).
Criada em 1981, a Odebrecht S.A., holding da Organização, é responsável pelo direcionamento estratégico e pela manutenção da unidade filosófica, assegurada pela prática da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).
A TEO - Tecnologia Empresarial Odebrecht
Centrada na Educação e no Trabalho, a TEO é uma filosofia de vida dividida em Princípios, Conceitos e Critérios concebidos por Norberto Odebrecht . Ela valoriza a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. Prevê, ainda, um processo de delegação planejada, baseada na confiança e parceria entre Líderes e Liderados. A TEO assegura a unidade de pensamento e ação das Pessoas nos diferentes negócios, países e contextos culturais em que atuam. Assim, é possível atender às necessidades dos Clientes, agregar valor ao patrimônio dos Acionistas, reinvestir os resultados alcançados e crescer em frentes distintas.
- Princípios Fundamentais
- Conceitos Essenciais
- Critérios Gerais
- Responsabilidade Empresarial
Histórico
Em 1944, a empresa que originaria a Construtora Norberto Odebrecht S.A. começava a movimentar suas primeiras betoneiras repletas de concreto. O DNA da Organização Odebrecht, no entanto, remonta a anos antes: 1856, data da chegada de Emil Odebrecht ao Brasil. Seguindo o fluxo da imigração germânica , o engenheiro alemão se fixou no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Emil participou ativamente de demarcações de terras, levantamentos topográficos e construções de estradas na região Sul do País. Casado com Bertha Bichels, ele teve 15 filhos. Um de seus netos, Emílio Odebrecht , se enveredaria pelo setor da Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht.
A construtora Isaac Gondim e Odebrecht Ltda foi a primeira empresa de Emílio Odebrecht. Em 1923, ele criaria a Emílio Odebrecht & Cia., responsável por várias edificações no período entre guerras, em estados do Nordeste. À época, foi um dos pioneiros no uso do concreto armado no Brasil.
Com o início da Segunda Guerra, os materiais de construção vindos da Europa tornaram-se caros e escassos, deflagrando uma crise no setor. Desencorajado, Emílio retirou-se dos negócios, situados em Salvador, na Bahia. Coube a seu filho Norberto Odebrecht substitui-lo, em 1941.
Três anos mais tarde, Norberto criou uma empresa própria, marco fundador da Organização. Sob sua liderança, a Odebrecht cresceu, ultrapassou fronteiras e se diversificou, sempre alicerçada nos Princípios, Conceitos e Critérios desenvolvidos por ele e que compõem a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).
Na virada da década de 1980 para 1990, investimentos em negócios do setor petroquímico tornavam-se estratégicos. Nesse panorama, Emílio Odebrecht sucedeu ao pai na presidência da holding Odebrecht S.A. com o desafio de dar continuidade à expansão internacional. A Organização ampliou sua atuação, chegando a países como Estados Unidos, México, Venezuela e Malásia.
Emílio Odebrecht permaneceu à frente da Organização por dez anos, até Pedro Novis passar à direção, em 2001 . O início do novo século seria marcado pela aquisição do controle acionário da Copene, a central de matérias-primas do Polo de Camaçari, na Bahia, num consórcio com o Grupo Mariani. Uma grande e competitiva empresa brasileira no setor petroquímico começava a ser desenhada. Após integrações societárias e operacionais, surgiu a Braskem , em 2002.
A partir do fim de 2008, Marcelo Odebrecht assumiu o comando da Organização. Integrante da terceira geração à frente dos negócios da família, ele lidera um novo ciclo de crescimento.
Sustentabilidade
As ideias e conceitos de desenvolvimento sustentável, que surgiram com força no mundo corporativo nas últimas décadas, foram incorporados aos princípios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).
Em respeito a essa nova lógica de atuação para as empresas, todas as práticas das equipes, seja no Brasil ou no exterior, seguem a TEO e a Política de Sustentabilidade da Organização. Isso porque a Odebrecht sabe que só é possível seguir no rumo da Sobrevivência, do Crescimento e da Perpetuidade levando em conta todas as dimensões da sustentabilidade .
Como resultado, hoje, a prática do desenvolvimento sustentável na Organização vai além dos três pilares convencionais – econômico, social e ambiental – adotados por boa parte das corporações. Na Odebrecht, esse compromisso também prevê o apoio à formação de comunidades cada vez mais prósperas, com incentivos à diversidade cultural local e à defesa dos interesses sociais .
Assim, a Política de Sustentabilidade da Organização Odebrecht é baseada em cinco dimensões:
- Desenvolvimento Econômico
- Desenvolvimento Social
- Responsabilidade Ambiental
- Participação Política
- Valorização da Cultura
Em todas as empresas da Organização, a concepção é a mesma: o crescimento e o sucesso do negócio devem estar atrelados ao desenvolvimento sustentável das comunidades.
Mais informações disponíveis em http://www.odebrecht.com.br/.