A usina de produção de energia renovável por meio de ondas do mar instalada no Porto de Pecém, a 60 km da capital Fortaleza, busca auxiliar na diversificação de fontes de energia no Brasil.
Fatores como a altura significativa das ondas e o período de propagação das mesmas são evidenciados como os mais importantes no cálculo da potência contida em uma onda. Conforme pode ser visto no vídeo informativo abaixo, a concepção de energia das ondas funciona a partir da ação nos flutuadores. Estes equipamentos têm formato retangular e são conectados a um braço mecânico na estrutura principal.
Como funciona
O movimento do braço induzido pelo flutuador trabalha como um pistão de uma bomba horizontal enviando água pressurizada para um tanque de estocagem chamado Câmara Hiperbárica (imagem à esq.). A câmara trabalha como um acumulador hidráulico. Quando a pressão dentro do acumulador alcança o nível operacional, a água é direcionada, através de uma válvula, para uma turbina hidráulica conectada a um gerador elétrico para produzir eletricidade.
O desenvolvimento do projeto conta com apoio da Eletrobrás e do governo estadual cearense. A escolha do local foi estratégica, pois os ventos constantes, que fazem do Ceará um dos maiores produtores de energia eólica do país, têm consequência na formação de ondas constantes.