Projeto de desenvolvimento da região do lago de Furnas que prevê a construção de uma hidrovia de 250 km de extensão entre as cidades mineiras de Formiga e Alfenas. O lago, formado no início da década de 60, com a construção da hidrelétrica, o lago de Furnas é a maior extensão de água do estado de Minas Gerais (cobre uma superfície de 1.457,48 Km²) e um dos maiores lagos artificiais do mundo, sendo por isto chamado de Mar de Minas. A sua criação impactou diretamente na vida de 34 municípios tornando o turismo uma opção natural e aquecendo a economia dos citados. Neste ano, começam os estudos de impactos ambientais e viabilidade econômica, com o processo das licitações das empresas exploradoras do serviço e início de operações experimentais no ano de 2012, visando atrair o setor privado, tendo em vista que a realização da obra seria viabilizada por parceria público-privada. O projeto ainda prevê o funcionamento da plataforma multimodal, que conta também com ferrovia e rodovia integradas, até o ano de 2013, com construções de cinco portos, nas cidades de Formiga, Carmo do Rio Claro, Varginha, Guapé e Alfenas, com a criação de ramais interligando as cidades da região Sul do estado. A hidrovia será voltada para o escoamento de cargas agrícolas, com destaque para a cana e o café produzidos na região, além de calcário e fertilizantes. A hidrovia, que será também utilizada para o turismo. Depois de concluída a obra em Furnas, o projeto prevê uma ligação daquele trecho com a hidrovia Tietê/Paraná, que faz a ligação entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O custo da construção é outro fator que favorece o projeto: enquanto o custo de construção de uma ferrovia é de R$ 1,4 mi por quilômetro e o de uma rodovia é de R$ 400 mil, o de uma hidrovia é de apenas R$ 34 mil.
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