Teoria de Grafos é uma teoria baseada nos relacionamentos, é utilizada para tratar problemas de caráter seqüencial.
Veja Também
Conceitos Gerais
A Teoria dos Grafos é o ramo da matemática que estuda as propriedades de grafos.
Um grafo é um conjunto de pontos, chamados vértices (ou nodos ou nós), conectados por linhas, chamadas de arestas (ou arcos). A nomenclatura de nodos e arcos está caindo em desuso.
Dependendo da aplicação, arestas podem ou não ter direção, pode ser permitido ou não arestas ligarem um vértice a ele próprio e vértices e/ou arestas podem ter um peso (numérico) associado. Se as arestas têm uma direção associada (indicada por uma seta na representação gráfica) temos um grafo direcionado, ou dígrafo.
Um grafo com um único vértice e sem arestas é conhecido como o grafo trivial ou "o ponto".
Estruturas que podem ser representadas por grafos estão em toda parte e muitos problemas de interesse prático podem ser formulados como questões sobre certos grafos. Por exemplo, a estrutura de links do PortoPédia pode ser representada por um dígrafo: os vértices são os artigos do PortoPédia e existe uma aresta do artigo A para o artigo B se e somente se A contém um link para B. Dígrafos são também usados para representar máquinas de estado finito. O desenvolvimento de algoritmos para manipular grafos é um importante tema da ciência da computação.