Sábado, 18 Mai 2024

Simulação refere-se à representação de um procedimento operacional em base de variáveis de análise - pode apresentar-se em número infinito de formas. Técnica de observação e solução de modelo artificial, representando um processo no mundo real que, por razões técnicas ou econômicas, não é viável ou disponível para uma experimentação direta.

 

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Desafios da Simulação

 

Responder rapidamente às exigências novas do mercado é um dos principais desafios da simulação. Resposta rápida que requer melhoria constante. A melhoria deve ocorrer na equipe, aprimorando todas as condições de trabalho para a empresa caminhar em direção futura. A empresa não deve buscar melhorias em setores isolados, mas sim melhorias sistêmicas que abranjam completamente a empresa, com soluções que permitam dar continuidade ao que foi investido. Cada sub-sistema deve melhorar, como um todo, na visão sistêmica. Não adianta comprar, por exemplo, um software que melhore um sub-sistema. Valeria mais a pena melhorar um mínimo que fosse, mas como um todo, do que melhorar muito um sub-sistema e deixar os outros de lado. Para uma empresa vencer e melhorar, deve-se vencer os conflitos que surgem, seja em qual setor ou sub-sistema. Cada gerente tem uma formação diferente e portanto enxergam os problemas de maneiras diferentes, cada um na sua visão. O que precisa sempre é tentar com que todos enxerguem aquele problema de uma única maneira. Todos os setores da empresa devem trabalhar juntos para o desenvolvimento do produto, cada um responsável pela sua parte (Marketing com vendas, produção que desenvolve etc) de maneira coletiva e sistêmica. Deve-se ouvir todas as soluções e decidir as mais viáveis através de uma análise profunda. Hoje a empresa deve ser rápida para sobreviver ao mercado, pois não há tempo.

 

Sistemas de Simulação

 

Existem dois tipos de sistemas básicos:

  • Sistema Contínuo: Que tem continuidade.
  • Sistema discreto: um evento só ocorre quando outro termina. Ex: Eu só vou sair do terminal quando a Receita já tiver liberado. É o que vai ser usado nas aulas.

Casos de logística são sistemas discretos. Baseados em redes de fluxo com seqüência lógica de acontecimentos. O atendimento ocorre em filas, ou seja, uma ação espera a outra terminar numa fila para ocorrer. Possui capacidade finita (Ex: caminhão suporta X Quantidade de carga). Ex de filas: Um caminhão carrega X toneladas e sai, para ai sim, o próximo carregar. Deve-se ordenar as filas, com critérios estabelecidos pela empresa, geralmente por ordem de chamada para priorizar o atendimento do cliente, mas alguns ordenam por rotas, dependendo da empresa.

 

Desenvolvimento de Projetos de Simulação

 

Primeiramente formulo meu problema e defino os objetivos (um principal e outros secundários). Então, posso formular um modelo acima de tudo realista e que possua eficiência. Então, tenho que coletar os dados necessários (exemplo: tempo de entrada e saída de um caminhão no terminal, para formular um modelo que permita otimizar o tempo de entrada e saída). Tenho que coletar dados que sejam importantes para resolução do meu problema. Então deve-se fazer estimação de parâmetros estatísticos (geralmente os softwares de simulação já oferecem isso, pois envolve métodos matemáticos muito complicados). Feito isso posso elaborar o modelo e implementa-se uma linguagem específica (html, visual basic etc). Então faço testes para verificar se meu modelo está bom (validação do modelo). Então planejo meus experimentos para ter certeza de que meu modelo irá funcionar e então, depois de feitos os experimentos, vem uma parte fundamental que é a parte da análise dos resultados, para ver se os resultados atendem ao que eu quero. Analisados os resultados, documento tudo para poder apresentar (para a chefia, por exemplo) e se a chefia achar que está bom, o modelo é implementado.
Esse processo não pode demorar, posto que a simulação é uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão em pouco tempo, de maneira rápida.
Durante o processo podem ocorrer problemas, tais como:

  • Mudança de objetivos no meio do processo (por erro na formulação do problema, por exemplo);
  • Restrições (falta de pessoal, matéria-prima etc para fazer o que eu quero);
  • Estabelecer restrições que não haviam antes da implementação;
  • Determinação de experiências que não proporcionem resultados significativos (má escolha);
  • Nível de detalhe (definição do nível de detalhamento);
  • Precisão (se eu quero uma resposta precisa ou uma mais ou menos)

 

Áreas de Atuação da Simulação

 

As principais áreas de atuação da simulação, nos dias atuais, são:

  • Sistemas de manufaturas (simulação das alterações de acordo com tempo e método de operações; simulações sobre melhores métodos de movimentações na fábrica; simulação da montagem do produto final com determinado procedimento, para otimizar e escolher o melhor; simulação para ver quanta mão de obra e quanto de equipamento é necessário para realizar determinado trabalho; simulação para melhorar produção; simulação para melhorar processos e procedimentos; etc).
  • Serviços (operações nos portos para melhorar, por exemplo, empilhamento de contêineres, carga e descarga em navios, estiva etc; aeroportos com fluxos de cargas e passageiros por exemplo; hospitais prevendo, por exemplo, distribuição de leitos ou de remédios na farmácia do hospital; forças armadas (“guerra virtual”, como simular distribuição de munições, armas, pontos de apoio, combustível etc); lazer (jogos como simulações em Simcity, The Sims etc); simulação em sistemas bancários; simulação de restaurantes (quanto o restaurante tem que comprar de mercadorias, por exemplo);
  • Logística (armazenagem; distribuição;sistemas de transporte envolvendo menor caminho, melhores rotas, número de caminhões necessários; simular multimodalidade; rotas alternativas (simular problemas como queda de uma ponte, por exemplo); sincronismos (o que tenho que fazer para sincronizar operações que devem ser realizadas ao mesmo tempo);

 

Evolução Histórica da Simulação

 

Segue abaixo a evolução da simulação ao longo das últimas décadas:

  • Anos 60: usados pelos militares, universidades e centros de pesquisa, com hardwares e computadores muito limitados (computadores eram enormes e não realizavam operações realizadas hoje em dia). Era necessária mão de obra muito especializada.
  • Anos 70: surgiram as primeiras linguagens de computador; eram usados no setor de engenharia e negócios. Ainda era lento e tinha necessidade de mão de obra especializada.
  • Anos 80: surgiram os microcomputadores começando a ser utilizados em muitas empresas e necessitando mão de obra menos especializada.
  • Anos 90: surgem softwares muito potentes, computadores cada vez menores, mais potentes; linguagens de construções de softwares (como linguagem C++, que é a mais usada hoje para desenvolver softwares); aprendizado mais rápido; não há necessidade de especialistas (treinos para a pessoa aprender determinado programa).

 

(Fonte: Apostila-resumo escrita por Bruno Pacheco Lala Silva)

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