Sábado, 23 Novembro 2024

A "reposição, previsão e planejamento colaborativos" refere-se a uma aliança entre fornecedores, distribuidores, atacadistas e outros componentes da cadeia de abastecimento que permite a comunicação aberta e segura, em tempo real, e apóia um conjunto amplo de requisitos, possibilitando que consumidores/clientes contribuam na geração dos números e participem das etapas do processo para melhorar a acuracidade.

 

Veja Também

 

Planejamento Colaborativo da Demanda e da Reposição (CPFR) e Gerenciamento dos Estoques pelo Fornecedor (VMI)

 

Colaboração, em negócios, é o trabalho conjunto de múltiplas empresas de maneira a obter mútuos benefícios. Em termos de cadeia de suprimentos é compartilhar informações, conhecimento, riscos e lucros para reduzir custos, tempos de atendimento e estoques e obter maior produtibilidade, compartilhando tais benefícios também com os consumidores finais.
Anupindi et al ( 10 ) comenta: " idealmente, os consumidores gostariam de ter disponíveis uma grande variedade produtos de alta qualidade, a preços baixos, atendendo as suas necessidades em termos de quantidade, tempo e lugar". Para atender este conjunto de desejos dos consumidores é preciso que além da ótica de colaboração em negócios, se procure a sincronização entre todos os elementos de uma cadeia de suprimentos, desde os fornecedores das matérias primas básicas, passando pelas indústrias de transformação e atacadistas, até os varejistas que atenderão os consumidores.
Aspecto fundamental desta colaboração e sincronização é a atividade de planejamento colaborativo da demanda e da reposição – CPFR – que utilizando de maneira intensiva os softwares de gestão e comunicação além de um processo negocial avançado, compartilham as informações de demanda, planos promocionais, lançamentos de produtos, políticas de estoque, etc., visando obter o sincronismo mencionado. Em conjunto com o CPFR, temos o VMI, que facilita a interação dos processos de reposição.
No VMI – gerenciamento dos estoques pelo fornecedor, este monitora a informação de vendas e estoque do cliente obtida através dos terminais em pontos de venda ou ponto de consumo (PDV ou PDC), a qual é transmitida eletronicamente, através do EDI/Internet, para fins de liberação de pedidos para reabastecimento segundo parâmetros de estoque-alvo estabelecidos quando da negociação do contrato de fornecimento.

 

(Fonte: Artigo "GESTÃO DE ESTOQUES E COMPRAS NO VAREJO")

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!