Segunda, 01 Julho 2024

O Método Delphi designa um método sistemático e interativo de análise no qual, a partir das opiniões livres e independentes de um grupo e especialistas, tenta se conseguir uma opinião contra-sensada sobre os temas analisados. Técnica para previsão qualitativa em que as opiniões de experts são associadas em uma série de reiterações/repetições. Os resultados de cada reiteração são usados para desenvolver a seguinte, para haver convergência na opinião dos experts.

 

Veja Também

 

Conceitos Gerais

 

O método "Delphi" é reconhecido como um dos melhores intrumentos de previsão qualitativa. Sua área de aplicação mais corrente é a previsão tecnológica mas, aos poucos, vem sendo estendido para outras áreas, como a Administração (principalmente em Descrição de Cenários Futuros no campo do Planejamento Estratégico), no estudo da Geopolítica onde pode interagir com a Escola Organicista. Sua ulilização é mais indicada quando não existem dados históricos a respeito do problema que se investiga ou, em outros termos, quando faltam dados quantitativos referentes ao mesmo.
O princípio do método é intuitivo e interativo. Implica a constituição de um grupo de especialistas em determinada área do conhecimento, que respondem a uma série de questões. Os resultados dessa primeira fase são analisados, calculando-se a mediana e a amplitude inter-quartílica. A síntese dos resultados é comunicada aos membros do grupo que, após tomarem conhecimento, respondem novamente.
As interações se sucedem desta maneira até que um consenso ou quase consenso seja obtido. As iterações do método são denominadas "rounds".

 

Características do Método Delphi

 

De modo geral, o método "Delphi" se distingue por três características básicas:

  • Anonimato
  • Interação com "feedback" controlado
  • Respostas estatísticas do grupo.

O anonimato entre os participantes é um modo de se reduzir a influência de um sobre o outro, porque eles não se intercomunicam durante a realização do painel. A iteração com "feedback" controlado - condução do experimento numa série de etapas ("rounds") e comunicando aos participantes um resumo da etapa precedente - reduz o "ruído", ou seja, o pesquisador fornece ao grupo somente aquilo que se refere aos objetivos e metas de seu estudo, evitando que o painel se desvie dos pontos centrais do problema. A utilização de uma definição estatística da resposta do grupo é uma maneira de reduzir a pressão do grupo na direção da conformidade, evitando, ao fim do exercício, uma dispersão significativa das respostas individuais. O produto final deverá ser uma previsão que contenha o ponto de vista da maioria. No entanto, pode haver um resultado também minoritário, se a minoria tiver convicção acerca do assunto.
O número de "rounds" a ser realizado no estudo irá depender do custo do painel, do tempo disponível pelo pesquisador e também da disponibilidade de tempo dos participantes. Não existe a exigência de um número mínimo ou máximo de componentes do painel, que pode variar de um pequeno grupo até um grupo numeroso, dependendo do tipo de problema a ser investigado e da população e/ou amostra utilizáveis. Algumas variações podem implicar na eliminação de uma ou mais características do método "Delphi", ou na criação de procedimentos diferentes, que são admitidos, desde que sejam conservadas as características básicas.
Vantagens e aplicações - O método "Delphi" oferece duas vantagens: seu custo é relativamente baixo e ele suprime as pressões, que os participantes poderiam ter numa confrontação face-a-face.
A aplicação do método pode ser feita através do correio ou via terminais de computador. O pesquisador sumariza o cálculo da mediana ou da média da previsão, remetendo o resultado a cada painelista, podendo ou não incluir um relatório. Os respondentes são solicitados a revisar suas previsões, submetendo-as à comparação com os argumentos de suporte. O processo pára quando o consenso tiver sido aproximado entre os participantes. De acordo com a praxe do método "Delphi", o primeiro "round" é composto de questões totalmente abertas.

 

(Fonte: Portal: "Gestão estratégica e prospecção de cenários" de Clóvis Massaúd)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias