publicado originalmente na coluna Porto e Universidade do Portogente
O serviço de mapas GoogleMaps é atualmente o mais popular e é baseado em um mapa que pode ser visualizado em seu navegador da web. Dependendo do local, você pode visualizar mapas básicos ou personalizados, além de informações sobre empresas locais, incluindo as respectivas localizações, informações de contato e rotas, dentre outros. A figura 1 apresenta a Baixada Santista no GoogleMaps.
Figura 1 – Visualização da Baixada Santista no GoogleMaps
O segundo serviço de mapas apresentado é o BingMaps. Esta ferramenta é mantida e distribuída pela Microsoft e possui funcionalidades bem semelhantes às do GoogleMaps, sendo que este possui algumas particularidades que podem ser percebidas através do seu uso, por exemplo, a visualização em perspectiva de prédios em áreas especificas. A figura 2 apresenta a Baixada Santista no BingMaps.
Figura 2 – Visualização da Baixada Santista no BingMaps
O terceiro serviço de mapas apresentado é o OpenStreetMaps, que é um projeto colaborativo para criar um mapa do mundo, livre e editável. Inspirado por sites como a Wikipedia, o grande diferencial deste serviço é que por ter características de mapa livre todos os dados (mapas) podem ser baixados e utilizados livremente por qualquer tipo de usuário. A figura 3 apresenta a Baixada Santista no OpenStreetMaps.
Figura 3 – Visualização da Baixada Santista no OpenStreetMaps
Existem ainda outros serviços de mapas disponíveis na Internet, mas todos seguem o mesmo conceito apresentado. Uma característica interessante é a diferença entre as configurações dos atributos dos respectivos serviços. Analisando as figuras acima, podemos perceber que apesar do mapa representar a mesma área, a apresentação das mesmas ocorre de forma diferenciada.
Todos os serviços de mapas são bem simples e úteis para várias aplicações. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos através dos links abaixo.
Links
https://maps.google.com.br/
http://br.bing.com/maps/
http://www.openstreetmap.org/