OS OBJETIVOS ECONÔMICOS
“O bom controle sobre o ciclo de vida do produto requer um bom sistema de gestãopara possibilitar um controle eficaz deste ciclo” (TRIGUEIRO, 2003, p. 1). Ogerenciamento do retorno dos bens e materiais dentro da cadeia é fator decisivopara a otimização do ganho financeiro sobre esses produtos. Haja vista ser esseum dos benefícios proporcionados pela logística reversa.
Ganhos financeiros e logísticos são apenas um dos benefícios que a logísticareversa é capaz de proporcionar. Some-se também os ganhos à imagem institucionalda companhia por adotar uma postura ecologicamente correta, atraindo a atenção epreferência não só de clientes mas dos consumidores finais (NETTO, 2004, p. 1).
“As iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveisretornos para as empresas” (LACERDA, 2002, p. 2). A implementação da logísticareversa pode reverte grandes benefícios às organizações, tanto no aspectoeconômico como também à imagem institucional dentro do ambiente na qual a mesmaestá inserida, pois reflete a preocupação com o meio-ambiente e a sociedade.
“Economias com a utilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamentode materiais para produção têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novasiniciativas” (LACERDA, 2002, p. 2). O reaproveitamento de materiais é um dosprocessos que fazem parte da dinâmica da logística reversa, e é um dos aspectosque mais possibilidades possuem para se agregar valor aos materiais retornáveisno processo inverso.
DIFERENCIAL COMPETITIVO
A utilização da logística reversa como forma de diferencial é importante para aempresa. A obtenção de vantagem competitiva é um dos principais fatores quelevam as organizações a implementarem o processo reverso de distribuição.Segundo Chaves (2005), mudanças no comportamento de consumo das pessoas tambémtêm contribuído para a incorporação da logística reversa por parte da empresas:
Além deste aumento da eficiência e da competitividade das empresas, a mudança nacultura de consumo por parte dos clientes também tem incentivado a logísticareversa. Os consumidores estão exigindo um nível de serviço mais elevado dasempresas e estas, como forma de diferenciação e fidelização dos clientes, estãoinvestindo em logística reversa (CHAVES e MARTINS, 2005, p. 1).
“Empresas que possuem um processo de logística reversa, bem gerido, tendem a sesobressair no mercado, uma vez que estas podem atender seus clientes de formamelhor e diferenciada de seus concorrentes” (BARBOSA et. al, 2005, p. 2).Organizações que se anteciparem quanto à implementação da logística reversa emseus processos irá se destacar no mercado. Passará para a sociedade uma imagemde empresa corretamente ecológica, inovará na revalorização de seus produtos eirá explorar produtos e materiais de pós-venda e pós-consumo, agregando valor aestes.
Logística Reversa - Objetivos e Diferencial Competitivo
- Detalhes
- Categoria: Portopédia
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!