Sábado, 23 Novembro 2024

O processo delogística reversa gera materiais reaproveitados que retornam ao processotradicional de suprimento, produção e distribuição, de acordo com o esquemaapresentado à seguir. 
 

Esquema dos Processos Logísticos Diretos e Reverso       

 

O processo de logística reversa écomposto por uma série de atividades que a empresa tem que realizar paraatendê-lo, como por exemplo, coletas, embalagens, separações, expedição até oslocais de reprocessamento desses materiais quando necessário.
O processo de logística reversa tem que sersustentável, pois esse processo trata de questões muito mais amplas que simplesdevoluções, os materiais envolvidos nesse processo geralmente retornam aofornecedor, são revendidos, recondicionados, reciclados ou simplesmente sãodescartados e substituídos, como observamos no esquema que segue.

 

Atividades Típicas do Processo LogísticoReverso
 

Segundo BARBIERI e DIAS (2002), alogística reversa deve ser concebida como um dos instrumentos de uma proposta deprodução e consumo sustentáveis, por exemplo, se o setor responsável desenvolvercritérios de avaliação ficará mais fácil recuperar peças, componentes, materiaise embalagens reutilizáveis e reciclá-los.
Esta etapa denomina-se aqui de logísticareversa para a sustentabilidade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!