O gerenciamento da cadeia logística é um grande lugar para se procurar ganhos. Porém os executivos devem priorizar as definições das estratégias, antes de saírem investindo em otimizações isoladas em áreas de tecnologia de informação, construção de CD´s, terceirização de atividades, automação e etc. Durante a definição destas estratégias devem ser analisados alguns aspectos conceituais do contexto ambiental da cadeia de logística dentre eles citamos:
Competência Logística
É importante que os executivos de logística da empresa tenham uma visão sobre como um desempenho logístico excepcional ou competitivamente superior pode se tornar a base da estratégica da empresa.
A maneira que uma empresa decide competir envolve quatro processos essenciais: criação de valor para o cliente, planejamento, controle e continuidade.
Estrutura operacional que integra os aspectos espaciais e temporais das atividades de logística que vinculam o suprimento, o apoio manafatura e a distribuição física.
Áreas tradicionais de especialização logística devem ser vistas como partes integrantes da competência logística e não como áreas de desempenho independentes.
Missão da Logística
É o esforço integrado para criar valor para o cliente pelo menor custo total possível. A logística existe para satisfazer as necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. Do ponto de vista estratégico, a logística procura atingir uma qualidade predefinida de serviço ao cliente por meio de uma competência operacional que representa o estado da arte. Nada faz sentido se as expectativas do cliente não forem totalmente correspondidas.
Em princípio é possível alcançar qualquer nível de serviço logístico se a empresa estiver disposta a alocar os recursos necessários. No ambiente operacional atual, o fator restritivo é econômico e não tecnológico.
Para que o desempenho logístico atenda continuamente as expectativas dos clientes, é essencial que a administração tenha um compromisso com o aperfeiçoamento contínuo.
Modelagem da Logística Integrada
O conceito de logística integrada é ilustrado na figura abaixo. A logística é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes fluem na empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são filtradas em planos específicos de compra e de produção. O processo tem duas ações inter-relacionadas: fluxo de material e de informações.