2. Que a sua importânciadeve-se ao crescimento dos navios nos últimos anos, em especial ao seu altocusto e suas operações, provocado justamente por esse fato, e que, por isso, énecessário racionalizar a sua utilização e transporte?
3. Que o hub port é, então, omeio pelo qual o armador tem melhores condições para racionalizar as operaçõesde embarque e transporte, direcionando os grandes navios aos maiores portos eque mais lhes interessam, reduzindo os custos operacionais como um todo?
4. Que essa ação deracionalização significa atender a poucos portos no mundo, naturalmente os quepodem recebê-los, em face de seu grande calado, isto é, da profundidade quenecessitam para atracar, e que a carga é, então, levada do porto original deembarque até o hub port por outro navio?
5. Que o porto original deembarque é o feeder port (porto alimentador) e o navio transportador, nessecaso, é o feeder vessel (navio alimentador)?
6. Que a carga continuará a serdesembaraçada e embarcada pelo embarcador no seu porto de origem, semnecessidade de levar a carga até o hub port escolhido pelo armador?
7. Que isso significa que umavez entregue a carga no primeiro navio, ela já está exportada e o transbordo éproblema e risco do armador?
8. Que, por isso, a cargaembarcada terá um conhecimento de transporte cobrindo a carga a partir desseporto até o destino final, independentemente do transbordo que a mercadoriasofrerá?
9. Que essa operação detransbordo não é uma cabotagem, mas parte do transporte internacional?
10. Que, com isso, os grandesnavios podem realizar mais viagens ao longo de sua existência, melhorando suaprodução e produtividade, portanto, criando melhores condições para o retornofinanceiro do navio e melhores fretes?
11. Que os armadores já estãocomeçando a utilizar esse conceito na américa do Sul e que devemos nos prepararpara isso; e uma preparação significa que nem o embarcador, nem o consignatáriodevem proibir as operações de transbordo, pois isso inviabilizaria esse tipo deoperação?
12. Que na importação oconceito é o mesmo e as mercadorias entrarão no país por meio do hub port , masque ela será desembaraçada a partir do porto de destino final?
Fonte:http://www.aduana-dsp.com.br/informativos/Informativos/informativo26_12_2001.htm