Abrange todas as instalações e terminais que mantêm o fluxo comercial marítimo de Cingapura. Em termos de tonelagem, com cerca de 1,2 bilhões, e transbordo ainda é o maior do mundo, e também é responsável por metade do suprimento anual de óleo cru para navegação, ou bunker, com cerca de 25 milhões de toneladas, e 20% do tráfego mundial de contêineres, cerca de 25 milhões de TEU’s. Suas linhas regulares ligam mais de 600 portos, em 123 países.
Histórico
Desenvolveu-se por conta da necessidade ecônomica intensa, por conta da extensão mínima de terra e falta de recursos naturais de Cingapura. Pelo porto, recebem-se todas as matérias primas para a produção industrial, o que gera para a economia praticamente todo o giro de capital. Além disso, o estreito de Johor, que liga o sul da Malásia à Cingapura, é ocupado pela via pavimentada de Johor-Cingapura, sendo a única ligação com o continente via terra.
Infraestrutura
O porto organizado de CIngapura tem duas operadoras portuárias: a Autoridade Portuária de Cingapura e o Porto de Jurong.
Autoridade portuária de Cingapura
- Berços: 44
- Extensão do cais: 12,800 m
- Área: 436 hectares
- Calado máximo: 16 m
- Guindastes de costado: 143
- Capacidade estática: 24,700 kTEU
Outros 13 berços são parte do projeto de desenvolvimento do terminal containerizado de Pasir Pajang, que adicionará mais 16 até 2013.
Porto de Jurong
- Berços: 23
- Calado máximo: 16 m
- Tamanho máximo do navio: 150,000 toneladas de deadweight (DWT)
- Área: 1.2 km² públicos, 320,000 m² privados
- Área de armazenagem: 280,000 m²