Sábado, 23 Novembro 2024

A média deprofundidade adequada aos portos é de 18 metros. Infelizmente, a maioria dosportos brasileiros não atendem esse requisito, algumas vezes pela falta deinfra-estrutura, outras vezes por empecilho ambientais.

O Porto deSantos, por exemplo, possui atualmente a profundidade máxima de 12,8 metros, emmédia. Essa profundidade já chegou a ser 14 metros, porém, devido a problemascom a licença ambiental, foi reduzida. No máximo, no Porto de santos, poderá sealcançar a profundidade de 15 a 17 metros, o que ainda de certa maneira seriainsuficiente. Isso não quer dizer que o porto de Santos deva ser inutilizado.Muito pelo contrário, deve-se aproveitá-lo de maneira adequada, servindo deligação a outros portos que possuem maior profundidade. A posição do Porto deSantos representou nos séculos passados uma excelente fortaleza, totalmenteprotegida pelo Forte de Itaipu e pelo forte do Guarujá nas suas extremidades.Naquela época, porém, os navios que entravam pelo Porto eram muito menores. Hojeem dia é muito difícil para um navio de grande porte contornar o "braço" daPonta da Praia, necessitando, muitas vezes, de vários rebocadores.

Existemgrandes navios chineses com calado de aproximadamente 25 metros, o que tornaimpossível sua atracação no Porto de Santos. Porém, o comércio com a China émuito interessante à economia brasileira. Ideal, portanto, é procurar soluçõeslogísticas para poder receber esses navios de grande porte, criandoinfra-estrutura necessária a essa operação.

Uma saídaseria a melhor utilização do Porto de Suape, que possui excelente nível deprofundidade e estrutura relativamente boa. Outros portos da região Norte eNordeste também podem ser melhor aproveitados.

(Artigo escrito porBruno Pacheco Lala Silva, com colaboração do professor de Economia do curso deLogística Noturno da FATEC-BS, Luís Fernando)

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