Seguem abaixo, alguns Programas Setoriais que estão se destacando no Universo Exportador: Jóias brasileiras brilham no exterior Com o apoio da APEX (Agência de Promoção de Exportações), foi lançado, em agosto de 98, com sucesso, o primeiro programa setorial integrado pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos). Esta iniciativa conta com mais de 150 empresas associadas e objetiva, a curto e médio prazo, com maior valor agregado, o aumento significativo das exportações brasileiras de gemas, jóias e metais preciosos. Além de missões de prospecção, promoção comercial, capacitação profissional e programas de qualidade e design, o IBGM está organizando um programa de formação de consórcios e já conta com 12 grupos participantes, em média com 6 empresas para cada consórcio. Em 2002, o crescimento do setor foi de 30%, faturando mais de US$ 550 milhões. O Brasil, tradicional exportador de pedras, conquistou uma imagem da marca Brasil. Pedras como o Topázio Imperial são mundialmente reconhecidas pela sua qualidade e diversidade de cores, destacando-se os Estados Unidos, seu principal mercado importador. A entidade criou, também, um manual operacional de exportações para consultas, contendo informações e procedimentos para efetivar estas operações. A fim de valorizar a marca brasileira, o Instituto está estimulando as pequenas e médias empresas, referindo-se sempre, como exemplo de internacionalização, a empresa H.Stern, quarta rede mundial de jóias. As gemas brasileiras são o destaque da feira nacional do setor (FENINJER). Acompanhando a sofisticação do setor, a esmeralda, atualmente, é a pedra mais apreciada, seguida por diamantes, rubis e safiras. Com estrutura e profissionalismo, o IBGM vem conquistando novos mercados e alcançando excelentes resultados no universo exportador. HTA - Consórcio aeronáutico que deu certo! Nunca um consórcio brasileiro voou tão alto. Através da mais sofisticada tecnologia, conhecimento e experiência acumulados na fabricação de partes e subconjuntos de aeronaves, um grupo de 15 empresas do setor aeronáutico formou o consórcio HTA (High Technology Aeronautics). Com o apoio da Apex (Agência de Promoção de Exportações), este modelo de administração globalizada está capacitado para fornecer soluções, desde partes específicas até ao desenvolvimento completo de um projeto em qualquer parte do mundo. Em função da localização do pólo aeronáutico brasileiro e do seu principal cliente exportador, a Embraer, o consórcio HTA está sediado em São José dos Campos e conta, também, com a parceria de centros de pesquisas, como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial). Este exemplo de consórcio, com forte sinergia e padrão de qualidade, está conseguindo, cada vez mais,otimizar riscos e custos de internacionalização, conquistando, a curto prazo, novas companhias aéreas. Flora Brasilis exporta marca, flores e plantas ! Para divulgar uma marca brasileira de flores e plantas ornamentais e expandir as vendas externas, a Agência de Promoção de Exportações (APEX), juntamente com o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) lançam a marca Flora Brasilis e o primeiro programa brasileiro de exportação do setor. Este programa integra todos os agentes da cadeia produtiva, permitindo o desenvolvimento tecnológico dos processos pós-colheita, embalagem, transporte e principalmente, a logística de distribuição das operações de exportação. Com o objetivo de adequar as flores às expectativas do mercado internacional, o programa opera com um diagnóstico nacional e internacional, participação em feiras, cursos de capacitação profissional, voltados para sensibilizar a base produtiva e mobilizar as lideranças setoriais. O Brasil conta com uma diversidade de solo e clima que permitem o cultivo de inúmeras espécies de flores tradicionais (rosas, crisântemos...) e tropicais (bromélias, orquídeas...). Com grande potencial, o mercado mundial está estimado em US$ 6,7 bilhões/ano. Através desta nova gestão e investimento direto, o programa Flora Brasilis terá capacidade de aumentar a sua participação no mercado internacional. Para mais informações, acesse: www.florabrasilis.com.br |