Sábado, 23 Novembro 2024

Tracking é o rastreamento da carga desde o ponto de embarque até a chegada ao seu destino final, com o objetivo de melhorar a logística e a segurança do transporte de cargas. O Tracking permite, portanto, uma visão estratégica do percurso que a carga percorre.

 

Veja Também

 

Objetivos do Tracking

 

O rastreamento e monitoramento representam a forma mais prática e rápida de se conseguir informações sobre bens remotos. O rastreamento tem por objetivo:

  • aumentar o grau de segurança de pessoas, bens e/ou cargas, impedindo ações criminosas ou permitindo uma ação em tempo hábil a se evitar maiores conseqüências;
  • obter dados, em tempo real, da localização de veículos e/ou estado de sensores (temperatura, velocidade, etc.);
  • gerar relatórios de movimentação e trajetórias percorridas;
  • analisar o desempenho de frotas e motoristas;
  • permitir o planejamento antecipado e/ou automático de ações logísticas.

Através dos sistemas de rastreamento e monitoramento o usuário pode se informar da disponibilidade de um veículo, se está parado ou em movimento e qual a velocidade, pode escutar a conversação interna, ler sensores e atuar em dispositivos instalados. Como a comunicação é bidirecional, sensores especiais permitem a comunicação com a empresa e o pedido de socorro em casos de risco ou emergência do interior do veículo, porta-malas ou baú.
Além da questão da segurança, o rastreamento pode gerar redução de custos em operações logísticas, pois, além das perdas por roubo e furto, previne-se também a utilização indevida, o tempo ocioso, os desvios de rota e também os desvios fracionados de carga.
Um sistema de monitoramento é indicado para:

  • empresas que possuem ou administram frotas;
  • empresas transportadoras de cargas e/ou passageiros;
  • transportadores autônomos e taxistas;
  • pessoas físicas ou empresas preocupadas com o roubo de veículos, assaltos, seqüestros e seqüestros-relâmpago e/ou que queiram informação do uso do veículo por familiares e funcionários.

 

Tecnologias Utilizadas no Tracking

 

As duas principais tecnologias utilizadas no tracking são:

 

Transmissão por telefonia celular digital (GSM/GPRS)

 

O sistema por telefonia celular digital é a opção preferida, sempre que houver viabilidade técnica.
Os equipamentos que operam por telefonia – além possuirem todas as funcionalidades do sistema via satélite – oferecem o recurso adicional da comunicação com o motorista e a possibilidade de escuta do áudio na cabine do veículo.
Hoje, a rede de telefonia celular cobre quase a totalidade da região Sudeste (região que concentra 80% do tráfego de cargas no país), bem como as principais cidades e rodovias nas demais regiões. As metas da Anatel estabelecem para breve a cobertura em todo o país.
Essas características, aliadas ao baixo custo de comunicação – que foi reduzido drasticamente pela adoção da transmissão de dados GSM/GPRS – tornam desejáveis o sistema por telefonia celular para todos os clientes cujos âmbito de circulação de veículos se encontre dentro de áreas com boa cobertura celular.

 

Transmissão por satélite (Orbcomm)

 

Na comunicação por satélite, o equipamento instalado no veículo transmite o sinal de posição para uma constelação de satélites de baixa órbita (Orbcomm), que o retransmite para a Central de Monitoramento. O sinal do veículo pode ser captado a partir de qualquer ponto do Brasil ou da América do Sul.
Esse sistema é uma excelente solução para veículos que operem em regiões sem boa cobertura GSM/GPRS, tais como áreas rurais, ou ainda que circulem em países vizinhos.
Embora o sistema não permita a comunicação por voz com o motorista, este pode ser avisado que deve contactar a empresa através do acendimento de um aviso no painel do veículo ("led de aviso").

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!