Terça, 02 Julho 2024

Estratégia de negócios
Comércio internacional - Os limites da terceirização

A abertura do mercado estimulou osurgimento de algumas empresas e levou à extinção daquelas que não conseguiramse adaptar às novas exigências

 

Artigo de Laércio Anjos Fernandes *

A globalização trouxe uma nova realidade para as empresas:mercados cada vez mais competitivos. Nesse cenário, a terceirização deserviços se consolidou como um dos principais aliados das empresas que desejamdedicar atenção e recursos à estratégia de seus negócios. Mas, de que formaeste movimento tem afetado os serviços relativos às atividades de comércioexterior?

Para nos aprofundarmos um pouco nesta questão, dividirei asatividades de comércio exterior de uma organização em quatro grandes grupos:atividades comerciais e financeiras; desembaraço aduaneiro; atividades legais,documentais e de controle; atividades de logística.

Por muitos anos, as empresas optavam por terceirizar apenasseus serviços de desembaraço aduaneiro, através das tradicionais Comissárias deDespacho Aduaneiro. Todas as demais atividades ficavam por conta da companhiaque estava importando ou exportando. Este quadro era determinado, em grandeparte, pelas dificuldades e complexidades impostas pelo governo às importações eexportações.

Com a abertura brasileira aos mercados externos e aconseqüente simplificação das atividades de controle governamentais, asatividades de comércio exterior vêm perdendo importância dentro dasorganizações. Este novo quadro têm estimulado o processo de terceirização,abrindo mercado às empresas que estão preparadas para oferecer serviços queenvolvem processos legais, documentais e de controle, além de atividades delogística.

Também as grandes companhias do setor tiveram que redefinirseus perfis, na tentativa de oferecer os serviços adequados às atuais demandas.

Os novos serviços passaram a ser da categoria door-to-door,que compreende atividades de desembaraço aduaneiro, processos legais,documentais e de controle, bem como atividades de logística. Este quadro prevêtambém a "quarteirização" de determinadas etapas, em que o prestador de serviçosubcontrata outras empresas para a realização de partes do processo, em seu nomeou em nome do cliente.

Configura-se assim um cenário limite em que importadores eexportadores mantêm o contato comercial e de coordenação com seus fornecedores eclientes e o prestador de serviço realiza todas as etapas documentais, legais oulogísticas para que os produtos saiam de uma empresa e cheguem à outra.

Mas será este o limite da terceirização? Certamente não.Todas as etapas podem ser terceirizadas. Além das atividades cobertas pelosserviços door-to-door, é cada vez mais comum a contratação de fornecedores deserviço de comércio exterior para a coordenação e o acompanhamento do programade entregas. Já a etapa de atividades comerciais e financeiras, envolvendonegociação de preços dos produtos, planejamento de longo prazo e condições definanciamento, só terá sentido se terceirizada com representantes comerciais,nos casos de exportações, ou com agentes de compras, nos casos de importações.Isto porque estas atividades exigem especialização no negócio da empresa que oprestador de serviços de comércio internacional não tem.

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