Como muitos dos problemas administrativos apresentam as mesmas características, a Estatística pode resolver e estabelecer um modelo teórico para determinação de sua solução. Conhecida como distribuição de probabilidades, ela associa a chance, ou seja, a probabilidade de cada variável de um resultado de um experimento, por exemplo. O conjunto imagem está entre o intervalo de 0 a 1 e, assim, uma variável aleatória assumem valores prováveis para a imagem assumir algum valor esperado no domínio.
Em Estatística, a distribuição de probabilidades pode ser visualmente apresentada por gráficos, como um histograma de probabilidades cuja escala vertical represente probabilidades. Essa distribuição pode-se ser classificada em: discreta ou contínua. Os componentes principais de um modelo estatístico teórico são: os possíveis valores que a variável aleatória X pode assumir; a função de probabilidade associada à variável aleatória X; o valor esperado da variável aleatória X e a variância e o desvio‐padrão da variável aleatória X.
Hoje em dia, além das fórmulas presentes nas ramificações dessa ciência, estão disponíveis ferramentas e aplicativos eletrônicos que ajudam na montagem desse tipo de informação estatística. A distribuição teórica geralmente, além dessa divisão, pode-se ser empregada em:
- Alisamento e/ou Interpolação: Nessa forma, os elementos reais podem variar na amostragem do experimento, podendo conduzir ao erro nas distribuições empíricas. Para que isso não ocorra e para verificar se é possível a ocorrência desse dado é calculado a probabilidade de ocorrência.
- Extrapolação: Nesse método é imposto um modelo de probabilidade (distribuição teórica), adaptando-o à série de dados. Assim, pode-se presumir e até antever a possibilidade de eventos em que ainda não foram observados sendo, assim, uma variação de elementos particulares, exigindo essa suposição.
- Compacidade: Com o emprego da Compacidade, é possível representar um grande volume de dados, pois uma distribuição teórica pode caracterizar suas propriedades se for bem adaptada à série de dados.
Veja também
Escola Virtual Portogente: Curso "Estatística Básica";