Transporte / Logística

O secretário executivo da Secretaria de Portos (SEP), Mário Lima Júnior, está em situação delicada após ser denunciado por negociar com grupo investigado pela Operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal e que está varrendo ampla rede, atingindo corruptos e corruptores envolvidos em diversos projetos ligados ao Porto de Santos. A SEP entretanto, contesta a informação divulgada em diversos meios de comunicação e até elaborou nota negando que Lima Júnior tenha facilitado a aprovação de projeto da empresa São Paulo Empreendimentos Portuários para o Complexo Bagres.

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A conhecida vagarosidade no andamento das obras de infraestrutura no Brasil, geralmente causada por projetos mal e porcamente elaborados, deve fazer com que muitos ajustes necessários para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 só estejam prontos após a competição esportiva. Se esse for o caso, menos pior, afinal serão úteis no dia-a-dia da população das cidades sede. Sem colocar a importância da Copa em segundo plano, as obras de infraestrutura são primordiais para o cotidiano da movimentação de pessoas e cargas no Brasil, antes, durante e depois de 2014.

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Circulam entre os órgãos de imprensa e as assessorias de deputados federais acusações de cartel no frete marítimo do transporte de cargas. A redação de Portogente já recebeu algumas manifestações nesse sentido. Nesta semana, foi a vez do prestigiado jornal O Globo publicar breve texto indicando reclamações por parte de produtores, exportadores e diversos proprietários de mercadorias.

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O navio Catamarã Rondônia de propriedade da Empresa de Navegação Antônio Rocha Transportes (Enart), está encalhado no Rio Amazonas, próximo à comunidade Farol do Curuá desde o último sábado (17). De acordo com a Marinha, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Santarém, o acidente pode ter sido provocado por uma falha humana.

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As instalações do Terminal de Praia Mole, do Terminal Portuário de Peiú e da Hiper Export Terminais Retroportuários, no Espírito Santo, passarão por auditoria da Comissão Nacional de Segurança nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis desta terça (20) até quinta-feira (22).

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