Quinta, 18 Abril 2024

A redução dos altos custos do combustível e o fortalecimento da marinha mercante estarão entre os principais temas que serão discutidos na 4ª edição do Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e correlatas (Fonseinp), evento que será realizado em Santos, litoral paulista, nos próximos dias 22 e 23 de outubro. O principal objetivo do Fórum é buscar promover discussões acerca de temas atuais e relevantes ao aquecimento do setor portuário e naval do Brasil. 

O presidente do Fonseinp, Carlos Costa, alerta para a necessidade de redução de custos para a viabilização da cabotagem nacional. "O custo do combustível hoje para navios brasileiros corresponde a 80% do valor total da operação. Situações como esta precisam ser revistas e a marinha mercante, fortalecida. Sem ela não se tem um Brasil competitivo internacionalmente". Ele destaca, ainda que os portos brasileiros precisam ser reformulados no sentido de atender navios de porte cada vez maior e reduzir a burocracia documental, que diminui a eficiência das operações no País 

Foto: Porto do Rio Grande

Rio Grande é um dos portos mais movimentados do País e abriga poderoso polo naval

Outros temas que nortearão as discussões do Fórum são a nova legislação portuária (Lei nº. 12.815/2013), questões relacionados às conexões entre hidrovias e portos marítimos, cabotagem, Conaportos (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), CNPA (Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem) e Prepom (Programa do Ensino Profissional Marítimo Atividades Correlatas).

O Fonseinp compõe a grade da maior e mais importante Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais da America Latina - InfraPortos South America.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome