Transporte / Logística

A implantação no Brasil das chamadas Short Lines, pequenas ferrovias que operam em ramais secundários, pode ser uma solução para aumentar a presença das ferrovias na matriz modal do País. Está é a conclusão de lideranças setoriais e representantes do governo que participaram do workshop “Short Lines: o sucesso da experiência norte-americana seria possível no Brasil?” realizado na tarde desta terça (3). O encontro fez parte da programação do primeiro dia da NT Expo - 18ª Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América do Sul, que acontece até quinta (5), no Expo Center Norte, em São Paulo.

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A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, reuniu, no dia 26 de outubro, empresários que atuam na importação de fertilizantes agrícolas para a apresentação de um modelo de transporte desses materiais através de contêineres em substituição ao formato tradicional utilizado, por navios graneleiros. Na oportunidade os presentes também conheceram a estrutura e as operações do Terminal, que conta com alta disponibilidade para a atracação de navios em seus três berços.

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No dia 15 de novembro, o navio de luxo Hanseatic lança âncoras no Terminal Pier Mauá e inaugura oficialmente a Temporada de Cruzeiros 2015-2016 no Porto do Rio de Janeiro, que se estenderá até 29 de abril, com uma projeção que aponta para um crescimento de 15% em relação à última temporada. Um novo recorde de atracações será registrado no domingo de Carnaval, dia 7 de fevereiro, com 11 navios.

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O RIOgaleão Cargo acaba de lançar o Programa de Eficiência Logística, iniciativa da concessionária que tem como objetivo apoiar importadores e prestadores de serviços do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim para que obtenham melhor performance de tempo nos processos de importação. O evento de apresentação contou com a presença de cerca de 190 convidados atuantes na cadeia logística, como despachantes, importadores, órgãos públicos, entre outros.

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Após a nova condição operacional conquistada pelo Porto de Imbituba (SC), na semana passada, que possibilita ao porto o recebimento de navios com até 14,5m de calado, chegou o momento de começar as operações. Na manhã do dia 30 de outubro último, o navio Panamax, com carga da Cargill e calado de 13,5m, iniciou a movimentação de milho. Nas condições anteriores, este mesmo navio estava autorizado a carregar 55.000 toneladas de milho, já a partir de agora, com esta nova realidade operacional, carregará 64.000 toneladas. Esta é apenas a abertura de uma nova fase que coloca o Porto de Imbituba entre as principais soluções logísticas do sul do país.

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