Quinta, 02 Mai 2024

"O Brasil está empobrecido pela recessão e pela má gestão governamental e esse cenário não deve inibir atitudes construtivistas da iniciativa privada. Cabe a nós, empresários, pressionar o governo, mostrar o poder das privatizações e encarar que, em muitos setores, o Estado não deve estar presente" afirmou João Doria, presidente do Comitê Executivo do Lide - Grupo de Líderes Empresariais, que realizou, em 6 de novembro último, o 3º Fórum de Infraestrutura e Logística, em Belo Horizonte (MG).

Já o presidente do Lide, o economista Roberto Giannetti da Fonseca, afirma que "o investimento privado é penalizado em nosso País e carrega uma taxa tributária que atinge até 40%". Esse modelo, argumenta ele, dificulta a ação de investidores nacionais e internacionais e deixa o Brasil num cenário pouco estimulante. "Por isso mesmo", diz, "o Brasil precisa de uma logística confiável, estruturada e pontual para o desenvolvimento da economia".

Tripé de sucesso
Sobre o Programa de Investimento em Logística (PIL), Fernando Marcato, da GD Associados, afirmou que o programa do governo federal prevê um investimento de R$ 198,4 bilhões para a modernização de aeroportos, rodovias, ferrovias e portos entre 2015 e 2018. "Parte do crescimento do PIB só existe por meio do investimento na infraestrutura", ressaltou. Para Marcato, a fórmula de sucesso é um tripé composto por: regulação, planejamento e gestão.

Para Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral, o desenvolvimento na infraestrutura não serve para privilegiar um ou outro setor específico, mas para a evolução de todo o País. "A modernização dessa infraestrutura tem a ver com a modernização da legislação", ponderou Luiz Fernando Furlan, chairman of the Board do LIDE. Porém, segundo Furlan, é necessária a retirada dos entraves governamentais.

Fábio Lavor, secretário de Políticas Portuárias da Secretaria de Portos, destacou que o País passa hoje por uma série de projetos em andamento na área portuária e o montante de investimento privado chega a R$ 7,2 bilhões. "Temos clareza que o governo não tem dinheiro para investir no setor, que já é liderado pela iniciativa privada", enfatizou Lavor.

Carta Legado – No final do evento, foi lida a Carta Legado do 3º Fórum de Infraestrutura e Logística. Para conhecê-la na íntegra, acesse: http://www.foruminfralogistica.com.br/release.html

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