Transporte / Logística

Embora tenha como costume adotar modelos internacionais para gerir setores estratégicos do País, o governo brasileiro parece estar desatento à tendência mundial para o desenvolvimento da cabotagem. Os países que contam com volumes expressivos nessa modalidade de transporte têm como lema proteger o mercado interno e não deixar a cabotagem ao sabor das altas e baixas da maré internacional. Os Estados Unidos, por exemplo, só autorizam a utilização de embarcações de bandeira norte-americana na cabotagem, com a obrigatoriedade de 75% de mão de obra local entre os tripulantes.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Além de buscar a recuperação financeira após a praga da vassoura-de-bruxa ter mudado os rumos da economia baiana, os produtores de cacau do Sul da Bahia também precisam lidar com um adversário indigesto: a falta de infraestrutura dos portos do estado. O especialista em cacau Thomas Hartmann foi direto ao ponto e, ao PortoGente, disse que os portos da Bahia estão, hoje, muito aquém do que se faz necessário.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O diretor de Sustentabilidade do grupo EBX, Paulo Monteiro, responsável pela instalação do estaleiro da OSX na Baía de Florianópolis, em Biguaçu (SC), participou de debate, nesta quinta-feira (6), na capital catarinense, sobre os impactos do empreendimento na região. Na ocasião, ele conversou com a reportagem do PortoGente sobre os problemas levantados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Ele garante que a empresa não tem medo de discutir o projeto, “nós temos medo de quando começam os “achismos” sem embasamento técnico-científico”.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O presidente da Associação Brasileira de Citricultores, Flávio Viegas, explica, nesta entrevista especial ao PortoGente, o que é o “cartel da laranja” e como estão as investigações do caso.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s