A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) disponibilizou em seu site a proposta deedital e demais documentos do projeto de concessão de cinco aeroportos estaduais.O material fica disponível para consulta publica até o dia 6 de janeiro. Nesseperíodo, a Agência irá analisar e considerar as contribuições de interessados. A concessão contempla, em um único lote, osaeródromos com vocação para aviação executiva Antônio Ribeiro Noronha Jr.(Itanhaém), Gastão Madeira (Ubatuba), Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí), Campo dos Amarais (Campinas) e Arthur Siqueira (Bragança Paulista). Noúltimo dia 7, o projeto foi apresentado em Audiência Pública realizada pela Secretariade Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Artesp e DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
A Log-In Logística Intermodal lança ao mar hoje, 9 de dezembro, o navio porta-contêiner Log-In Jequitibá, no Estaleiro Ilha S.A (EISA), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Esta é a quinta embarcação de uma encomenda de sete. Do total de navios, dois porta-contêineres e dois graneleiros já foram lançados. Honrando a uma tradição da indústria naval, a Log-In escolheu como madrinha do Log-In Jequitibá Laira Vanessa Lage Gonçalves, diretora do Departamento do Fundo da Marinha Mercante.
Nos primeiros dez meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2014, o transporte por contêineres pela MRS cresceu 34% - saiu de um total de 42,6 mil TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit, unidade padrão de contêiner) para 57 mil TEUs, respectivamente. Em alguns segmentos, esse crescimento revelou-se ainda mais expressivo. Produtos Automotivos, por exemplo, foi um setor que aumentou quase 50%: em termos de volumes de transporte conteinerizado, chegou em 2015 a 11.132 TEUs contra 7.449, no ano passado. Em relação às Bobinas de Alumínio, a companhia registrou uma expansão de 26,82% (1.078 TEUs em 2015 contra 850 TEUs, em 2014). O grande destaque, contudo, foi o segmento de Papel e Celulose, com um salto de 5.678 TEUs para 12.146 TEUs no comparativo entre os meses de janeiro a outubro de 2014 e 2015, o que corresponde a um aumento de 113,91%.
Estivadores, conferentes, soldadores, mecânicos, armazenistas, operadores de docagem e muitos outros. Atualmente, mais de 50 mil trabalhadores no Brasil estão empregados em atividades ligadas ao porto. Apesar da grande demanda, o setor sofre com a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e especializada.
O primeiro leilão de arrendamento de áreas portuárias da história do Brasil garantiu investimentos no setor portuário de R$ 2,066 bilhões. Desse total, R$ 1,457 bilhão seguirá para os cofres públicos: R$ 430,6 milhões referentes ao valor da outorga a ser pago pelos futuros arrendatários e R$ 1,027 bilhão de recursos a serem pagos à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) pelo arrendamento, ao longo de 25 anos, de cada uma das três áreas leiloadas . Além disso, os arrendatários terão que fazer investimentos de R$ 608 milhões em edificações.