Transporte / Logística

O porto brasileiro responsável, em 2013, por 25,4% da Balança Comercial Brasileira, alcançando a participação de US$ 122,5 bilhões, e o maior da América Latina, trocou seu comando nesta quinta-feira (24/4), na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em cerimônia concorrida que reuniu, além de autoridades, políticos e técnicos, uma parte expressiva do “PIB” portuário nacional. Sai Renato Barco e entra Angelino Caputo e Oliveira, ambos engenheiros. Ao contrário do seu antecessor, Caputo não fez sua carreira profissional de 30 anos nos portos nacionais, mas no Banco do Brasil (BB), especificamente nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e comunicações. O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Antonio Henrique Silveira, destacou característica do ex-funcionário do BB como fundamental para os novos desafios do Porto de Santos: especialista em gestão de projetos e controles internos, “aspecto importante para a governança moderna”.

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"A nova estrutura honra o nome de um dos grandes presidentes da democracia do país. O Brasil vem passando por uma grande revolução dos serviços, e viajar de avião passou a fazer parte do cotidiano de milhares de brasileiros. A movimentação de passageiros saltou de 33 milhões para 113 milhões", declarou Dilma Rousseff.

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Repetindo à risca o que fez o presidente Lula e o que vem fazendo desde que assumiu a presidência, Dilma Rousseff e sua equipe capricharam no lançamento do navio Dragão do Mar, uma encomenda da Transpetro produzida pelo Estaleiro Atlântico Sul, localizado no Complexo Portuário de Suape. Repleta de autoridades, a solenidade realizada nesta segunda-feira (14) também serviu de plataforma eleitoral em território de um de seus prováveis adversários: o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), que por sua vez cumpria compromissos/fazia campanha na capital federal Brasília.

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Atendendo recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) junto com a Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) proibiram o embarque e desembarque de ribeirinhos pela rampa do Porto de Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo o MPT, não é permitido por lei o trânsito de qualquer pessoa a uma área portuária, principalmente devido ao risco à segurança.

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Mauro Lourenço Dias é engenheiro eletrônico, vice-presidente da Fiorde Logística Internacional e professor de pós-graduação em Transportes e Logística na Unicamp

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