Transporte / Logística

O Instituto de Estudos Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente) move uma Ação Civil Pública questionando o Governo Federal sobre trecho pronto da Ferrovia Norte-Sul, de 855 km, entre Palmas, no Tocantins e Anápolis, em Goiás, inaugurado há mais de 1 ano e meio. A FerroFrente reivindica uma indenização de aproximadamente R$ 200 bilhões. Ovalor corresponde às promessas de investimentos não cumpridas pelo Governo Federal. O total obtido servirá para a criação de um fundo especialmente destinado aos investimentos do setor ferroviário. A ação tramita na 22ª Vara Federal do Distrito Federal e aguarda o despacho do juiz Francisco Neves da Cunha.

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Com US$ 160 milhões exportados e US$ 148 milhões importados até outubro deste ano, o Comércio Exterior brasileiro é importante fonte econômica nacional. O intercâmbio de mercadorias em tempos de globalização gera riqueza e desenvolvimento, mas também pode afetar a competitividade e a estabilidade das economias dos países ou blocos caso não haja um acompanhado de mecanismos adequados de controle. A constante modificação de normas e costumes do Comércio Exterior, cada vez mais normatizado, pode gerar diferentes interpretações.

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O evento NT Expo - Negócios nos Trilhos 2015, realizado na Capital paulista de 3 a 5 de novembro último, reuniu o mundo do modal trazendo novidades para a expansão e modernização das ferrovias brasileiras. A RAD, por exemplo, apresentou uma solução de comunicação digital de voz e dados para transporte sobre trilhos que realiza a integração trem-terra com o trem em pleno tráfego a velocidades de até 200 Km por hora.

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O terminal de logística de cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais – Afonso Pena (PR) está apto a receber cargas vivas, incluindo animais de grande porte. O complexo logístico agora conta com um setor de cargas vivas, de área total de 600 m², com cinco baias para o recebimento, sendo duas delas para animais de grande porte, com espaço de 26 m² cada uma, e outras três para animais de pequeno e médio porte, com área de 21 m² cada.

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"O Brasil está empobrecido pela recessão e pela má gestão governamental e esse cenário não deve inibir atitudes construtivistas da iniciativa privada. Cabe a nós, empresários, pressionar o governo, mostrar o poder das privatizações e encarar que, em muitos setores, o Estado não deve estar presente" afirmou João Doria, presidente do Comitê Executivo do Lide - Grupo de Líderes Empresariais, que realizou, em 6 de novembro último, o 3º Fórum de Infraestrutura e Logística, em Belo Horizonte (MG).

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