Transporte / Logística

A Log-In Logística Intermodal lança ao mar hoje, 9 de dezembro, o navio porta-contêiner Log-In Jequitibá, no Estaleiro Ilha S.A (EISA), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Esta é a quinta embarcação de uma encomenda de sete. Do total de navios, dois porta-contêineres e dois graneleiros já foram lançados. Honrando a uma tradição da indústria naval, a Log-In escolheu como madrinha do Log-In Jequitibá Laira Vanessa Lage Gonçalves, diretora do Departamento do Fundo da Marinha Mercante.

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Nos primeiros dez meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2014, o transporte por contêineres pela MRS cresceu 34% - saiu de um total de 42,6 mil TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit, unidade padrão de contêiner) para 57 mil TEUs, respectivamente. Em alguns segmentos, esse crescimento revelou-se ainda mais expressivo. Produtos Automotivos, por exemplo, foi um setor que aumentou quase 50%: em termos de volumes de transporte conteinerizado, chegou em 2015 a 11.132 TEUs contra 7.449, no ano passado. Em relação às Bobinas de Alumínio, a companhia registrou uma expansão de 26,82% (1.078 TEUs em 2015 contra 850 TEUs, em 2014). O grande destaque, contudo, foi o segmento de Papel e Celulose, com um salto de 5.678 TEUs para 12.146 TEUs no comparativo entre os meses de janeiro a outubro de 2014 e 2015, o que corresponde a um aumento de 113,91%.

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Estivadores, conferentes, soldadores, mecânicos, armazenistas, operadores de docagem e muitos outros. Atualmente, mais de 50 mil trabalhadores no Brasil estão empregados em atividades ligadas ao porto. Apesar da grande demanda, o setor sofre com a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e especializada.

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O primeiro leilão de arrendamento de áreas portuárias da história do Brasil garantiu investimentos no setor portuário de R$ 2,066 bilhões. Desse total, R$ 1,457 bilhão seguirá para os cofres públicos: R$ 430,6 milhões referentes ao valor da outorga a ser pago pelos futuros arrendatários e R$ 1,027 bilhão de recursos a serem pagos à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) pelo arrendamento, ao longo de 25 anos, de cada uma das três áreas leiloadas . Além disso, os arrendatários terão que fazer investimentos de R$ 608 milhões em edificações.

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A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, terminou o mês de novembro com um novo recorde de movimentação de cargas refrigeradas (reefer), chegando a 7.854 contêineres. O recorde anterior foi em julho passado, quando o Terminal havia atingido a marca de 7.839 contêineres de carga refrigerada.

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