Empresários de Santa Catarina estão disputando, num verdadeiro cabo de guerra, o traçado da chamada Ferrovia do Frango, uma das mercadorias mais exportadas pelo estado. Os representantes do Vale do Itajaí pleiteam que a linha férrea passe pelo local para que a carga seja embarcada pelos portos de Itajaí e Navegantes. Já os empresários do norte catarinense batalham para que a ferrovia passe por aquela região e seja enviada ao exterior pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.
Depois de quinze dias fora de circulação para reparos após a água do mar invadir a sala de motores, o gigante Emma Maersk, o maior navio cargueiro da companhia dinamarquesa, voltou a navegar na manhã deste domingo (17).
Cadeirantes e deficientes físicos em geral encontram muitas dificuldades para acessar as embarcações do serviço de balsas da Avenida Tapajós na cidade de Santarém, no estado do Pará.
A Escola Virtual Portogente (EVP) coloca à disposição dos internautas o curso de Regulação Portuária, tema importante para a compreensão do modelo de regulação adotado no Brasil e em diversos países do mundo. Dividido em dois módulos e com questionários obrigatórios para o acesso à aula seguinte, o curso realiza análises históricas, traça avaliações comparativas e apresenta aspectos contratuais de modelos de arrendamentos portuários. A inscrição é gratuita e garante certificado de conclusão ratificado pela Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed).
A Medida Provisória (MP) 595 apresentou uma significativa mudança no modelo portuário brasileiro ao revogar a Lei 8.630/93, de Modernização dos Portos, considerada a alavanca para o recente desenvolvimento nos portos do País. Essa revogação preocupa a maior parte dos empresários e trabalhadores do segmento, já que abriu a possibilidade para a apresentação de emendas em todos os artigos da MP 595, visando a inclusão dos mais variados interesses. Não foi surpresa, portanto, a apresentação do elevado número de 645 emendas à Medida Provisória.