Os portos da região Norte do Brasil sofrem com a precária estrutura, relegada ao esquecimento por muitos e muitos anos. Os acessos a esses portos também deixam muito a desejar. A BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, tem tantos trechos sem pavimentação que nem deveria ser classificada como rodovia.
Os países asiáticos são os que sofrem com os maiores dramas urbanos em consequência da super população em seus territórios. Embora grandes filas e aglomerados sejam registrados no acesso ao transporte público ou nas vias urbanas da maior parte dos países do mundo, na Ásia as imagens são ainda mais marcantes.
Parece longe de um acordo o embate entre estivadores do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e o terminal Embraport, recentemente instalado pela Odebrecht em parceria com as companhias DP World e Coimex. Os trabalhadores avulsos realizam uma série de manifestações na Baixada Santista exigindo a escalação de profissionais por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Os dirigentes da Embraport, no entanto, alegam estar amparados pela nova lei dos Portos - 12.815/93 - para contratar pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que consideram ser o melhor para a empresa e para os profissionais do setor.
O perfil do motorista, o local onde o veículo é guardado e a instalação de dispositivos de segurança contribuem para obter melhores condições na contratação de um seguro de automóvel. A adoção de um seguro é fundamental para proteger o patrinônio, seja ele novo ou usado.