A fabricante chinesa Foton Motors Group assinou na tarde desta terça-feira (13) um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de caminhões em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A parceira já havia sido divulgada nessa segunda. Durante o evento, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro reconheceu que o investimento para a implementação da montadora – de R$ 250 milhões – não é muito elevado, mas ressaltou a importância dela para o crescimento da economia gaúcha.
“A automação de embarcações offshore ainda é algo novo no País, diferente da realidade de países europeus. Aqui, muitos navios ainda são controlados de forma manual e sem controle total. O nível do tanque de uma embarcação, por exemplo, chega a ser medido no ‘palitinho’, enquanto os sistemas de automação disponíveis hoje no mercado já permitem uma visão completa, e em tempo real, de toda a planta de um navio de pequeno e médio porte. É possível controlar, com precisão, itens indispensáveis, como o nível dos tanques de diesel, possíveis alagamentos e a sua exata localização, controle das portas estanques e o gerenciamento dos motores”, conta Luiz Barbarini, engenheiro e diretor da Boning, empresa de origem Alemã, presente no Brasil desde 2007 - e que expõe os sistemas de controle na Navalshore.
O Atlântida foi construído em Viana do Castelo e responsável por parte da atual situação em que os estaleiros navais daquela região de Portugal se encontram. Com a rejeição desta construção por parte dos Açores, que a haviam mandado construir para efetuar as ligações naquele arquipélago, ainda se ponderou e falou da sua venda para a Venezuela. A operação, contudo, não se concretizou e o navio está a degradar-se, sem poder ser utilizado em nenhuma rota que sirva os interesses portugueses.
O Governo do Distrito Federal afirmou que o contrato com as empresas que prestam serviço para o transporte da Companhia do Metropolitano do DF será encerrado ainda este ano e em breve um novo edital será lançado.
A Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) estabeleceu as regras que devem ser seguidas pelas Empresas Brasileiras de Navegação para informar a evolução de obras em embarcações cadastradas no órgão. A medida é necessária para que obtenham outorga ou possam utilizar a tonelagem de porte bruto (TPB), peso máximo que pode ser transportado em carga, combustível e equipamento.