Atualmente, a priorização de investimentos em infraestrutura de transportes de carga no Brasil se dá pelas chamadas metodologias de análise unidimensional onde são avaliados, de forma dissociada, o custo de investimento de determinado projeto comparado a seus possíveis retornos monetários ou aos impactos ambientais que podem ser gerados.
Foi aberta nesta terça-feira (4/02), a Consulta Pública para elaboração da Nova Regulamentação do Transporte de Cargas Excedentes nas Rodovias de São Paulo. O objetivo é atualizar a legislação atualmente em vigor. Pessoas físicas ou jurídicas poderão opinar sobre os projetos que revisam as portarias Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) nº 17/2007 – que fixa os valores máximos a serem cobrados pelas concessionárias nas operações especiais para o transporte de cargas excepcionais – e SUP/DER (Departamento de Estradas de Rodagem) nº 22/2010 – que estabelece as normas para concessão de autorização para esse tipo de transporte, que não se enquadram nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Contran.
O Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea), órgão do governo federal, vai sediar no Rio um evento internacional nos dias 5 e 6 de fevereiro. O seminário Cadeias Globais de Valor e Agenda Comercial no século XXI está sendo promovido pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) e contará com a participação de representantes de diferentes países. O evento será na Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar, Centro, no Rio de Janeiro.
Uma aposta dos líderes empresariais brasileiros no próximo ano para crescer é o investimento no mercado externo, 61% dos executivos confirmaram esse interesse. Para 44% dos CEOs, a concorrência de novos “entrantes” no mercado nacional é o principal risco que a sua companhia irá enfrentar em 2014. A busca pelo ganho de produtividade é uma tendência global. 59% dos entrevistados acreditam na garantia da eficiência de processos e redução de custos para geração de receita e, de acordo com a pesquisa, devem ter como aliado o investimento digital – 69% dos entrevistados acreditam que a contribuição digital irá melhorar a eficiência de suas operações e 61% dizem que irá incrementar a experiência dos seus clientes.