O especialista em marinhas estrangeiras, Klaus Mommsen, foi entrevista pela rede alemã Deutsche Welle e opinou sobre os interesses logísticos da Rússia ligados ao controle da Criméia, na Ucrânia. Segundo ele, o Porto de Sevastopol, hoje ainda em território ucraniano, tem localização estratégica no Mar Negro, sendo o único capaz de acolher e dar logística à completa frota de navios russos naquela região.
As exportações catarinenses acumulam alta de 7,7 % nos dois primeiros meses de 2014, chegando a US$ 1,241 bilhão. Os números foram divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no dia 14 último.
A terceira etapa do programa de dragagem de regularização dos portos paranaenses, que teve início no último mês de novembro, segue em ritmo intenso e alguns trechos já entram em fase de conclusão. Esta semana, o trabalho da draga chinesa Xin Hai Niu, no Porto de Paranaguá, ganhou o reforço de outras duas dragas: a holandesa Elbe e a também chinesa Hang Jun. Ao mesmo tempo, os três equipamentos trabalham para retirar um total de quase 7, 7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O prazo de conclusão da obra é de 13 meses.
Por 5 votos a 2 , o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (12/03), que a União deve pagar uma indenização bilionária à massa falida da companhia aérea Varig. O valor pode passar de R$ 3,05 bilhões. O resultado do julgamento era aguardado por aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus, que esperam receber dívidas trabalhistas e previdenciárias.
O momento é fundamental para a categoria, especialmente por causa do complexo processo de regulamentação da Guarda Portuária por parte da Secretaria de Portos. O Sindicato se opõe à terceirização, cogitada pelo Governo Federal, mas indica que é preciso aperfeiçoar os trabalhos para o cumprimento do ISPS-Code, acordo do qual o Brasil é signatário.