Quinta, 28 Novembro 2024

O 4º Congresso Nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, a ser realizado em Santos (SP), em novembro, abordará temas pertinentes ao setor portuário brasileiro. Segundo Josué Amador da Silva, presidente em exercício da Fundacentro – fundação vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego - a Convenção 174 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da prevenção, redução de perigo e de consequências de acidentes industriais maiores e de instalações sujeitas a grandes riscos, deverá ser debatida. “Não temos uma leitura sobre essa convenção. Percebemos o desconhecimento geral sobre isso, que envolve logística, rota de fuga etc. O congresso será uma boa oportunidade", observa.

Leia também
Incêndio da Ultracargo: uma tragédia anunciada
Os laudos sobre o incêndio na Localfrio

SIlva explica que a cidade de Santos foi escolhida para sediar o evento em razão do pedido de sindicalistas desde o terceiro congresso, em 2014. Mas os incêndios ocorridos nos terminais da Localfrio, em janeiro último, e da Ultracargo, no ano passado, foram determinantes para a realização da atividade na cidade que abriga o maior porto do País.

Via de regra, o congresso visa socializar os conhecimentos sobre as normas regulamentadoras NR 29 e a NR 30, divulgar as experiências sobre Segurança e Saúde no trabalho portuário e aquaviário e debater a continuidade de ações para melhorar os resultados nesses setores. É dirigido a trabalhadores, operadores portuários, técnicos em Segurança do Trabalho e profissionais das entidades públicas e privadas ligadas ao setor.

A Fundacentro organiza o evento junto a uma comissão tripartite com representantes de empregados e empregadores do segmento portuário, além do governo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!