O Atlântida foi construído em Viana do Castelo e responsável por parte da atual situação em que os estaleiros navais daquela região de Portugal se encontram. Com a rejeição desta construção por parte dos Açores, que a haviam mandado construir para efetuar as ligações naquele arquipélago, ainda se ponderou e falou da sua venda para a Venezuela. A operação, contudo, não se concretizou e o navio está a degradar-se, sem poder ser utilizado em nenhuma rota que sirva os interesses portugueses.
O Governo do Distrito Federal afirmou que o contrato com as empresas que prestam serviço para o transporte da Companhia do Metropolitano do DF será encerrado ainda este ano e em breve um novo edital será lançado.
A Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) estabeleceu as regras que devem ser seguidas pelas Empresas Brasileiras de Navegação para informar a evolução de obras em embarcações cadastradas no órgão. A medida é necessária para que obtenham outorga ou possam utilizar a tonelagem de porte bruto (TPB), peso máximo que pode ser transportado em carga, combustível e equipamento.
Os portos da região Norte do Brasil sofrem com a precária estrutura, relegada ao esquecimento por muitos e muitos anos. Os acessos a esses portos também deixam muito a desejar. A BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, tem tantos trechos sem pavimentação que nem deveria ser classificada como rodovia.
Os países asiáticos são os que sofrem com os maiores dramas urbanos em consequência da super população em seus territórios. Embora grandes filas e aglomerados sejam registrados no acesso ao transporte público ou nas vias urbanas da maior parte dos países do mundo, na Ásia as imagens são ainda mais marcantes.