Quarta, 27 Novembro 2024

Transporte / Logística

O Aeroporto de Congonhas (SP) conta, desde a última semana, com uma mudança no acesso dos passageiros à sala de embarque. Todo o movimento passou a ocorrer exclusivamente no primeiro andar do saguão central do terminal de passageiros – tanto o acesso às pontes de embarque quanto aos portões das posições remotas. O acesso pelo térreo do saguão central foi desativado.

A mudança tem o objetivo de ampliar as opções de compras e serviços aos passageiros. O antigo acesso no térreo dará lugar a um novo ponto comercial, proporcionando mais alternativas de consumo, conforto e comodidade aos usuários do aeroporto.

A área foi concedida por licitação à empresa DFA Brasil, que instalará uma loja de conveniências, comércio de artigos nacionais e livraria. A empresa firmou com a Infraero contrato de aluguel do espaço por R$ 564 mil mensais e assumiu as obras e despesas de transferência do posto da Polícia Federal, que ainda funciona no local.

O primeiro teste das novas instalações de embarque em um dia de grande movimento, realizado em 26/2, foi bem-sucedido, sendo que todo o processo tem sido acompanhado pelas equipes de Operações e Segurança do aeroporto. Todos os canais de inspeção de bagagens por raios X e pórticos detectores de metais existentes no térreo foram transferidos para o primeiro andar.

Empregados de Operações e Atendimento ao Cliente, funcionários terceirizados e das companhias aéreas e novas placas de sinalização orientam os passageiros a se dirigirem ao acesso correto no momento do embarque. Dentro do setor, o usuário dispõe de elevadores e escadas rolantes que interligam os pisos das pontes de embarque e do embarque remoto. A área de desembarque permanece inalterada.

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Uma das principais iniciativas e parte integrante da estratégia de Sustentabilidade da Santos Brasil, o Programa Frota Verde vem diminuindo a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. Desde o final de 2014, a redução relativa (por quilômetro rodado dos veículos) foi de aproximadamente 11%.

Nos últimos três anos, a Santos Brasil investiu R$ 21 milhões na modernização de sua frota, composta por 143 caminhões e 228 reboques, priorizando veículos mais eficientes, tanto operacional, quanto ambientalmente. O processo denominado “Compra Verde”, para aquisição de novos caminhões, prima pelos modelos dotados do sistema de pós-tratamento de gases com Redução Catalítica Seletiva (SCR), que segue normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Atualmente, 90% da frota de caminhões usa o diesel S-10, que emite menos enxofre na atmosfera. Mais de 70% dos veículos da frota já atendem à norma Euro 5, que determina a redução de emissões de veículos a diesel.

Além disso, a Santos Brasil incentiva os motoristas de sua frota própria a serem corresponsáveis pelo uso do combustível e pela diminuição da emissão de poluentes. Este controle ocorre mensalmente, por meio de monitoramento e divulgação da média de consumo de combustível de cada motorista.

A iniciativa, conhecida internamente como “Motorista Sustentável”, reconhece os funcionários mais eficientes neste aspecto com uma bonificação financeira. “A média de Km rodado por litro vem melhorando mês a mês. No início do último semestre de 2015, por exemplo, foram 2,61 Km rodados a cada litro abastecido, contra 2,43 Km em janeiro, o que representa um ganho de eficiência de cerca de 7%”, explica o gerente executivo de transporte rodoviário da Santos Brasil, Wendell Fernandes.

“Temos um compromisso com a sustentabilidade”, complementa a gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando. “O desafio é fazer com que a gestão sustentável se traduza na prática do dia a dia.”

Preocupada com a crise hídrica, a companhia decidiu adotar, há pouco mais de um ano, a lavagem a seco de seus veículos. Neste sistema, a água é substituída por produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. Uma equipe de cinco pessoas consegue lavar de sete a oito veículos por dia. Além dos ganhos para o meio ambiente com a economia de água, a lavagem a seco proporcionou a redução das emissões de gases poluentes.

Quando eram lavados com o método convencional, os caminhões precisavam ser deslocados até um estabelecimento credenciado, localizado em São Vicente (SP). Agora, é possível lavá-los dentro das unidades logísticas da Santos Brasil, reduzindo, assim, o tráfego destes veículos nas rodovias da Baixada Santista. Também com a lavagem a seco, os caminhões são limpos em cerca de uma hora e ficam à disposição para ser operados mais rapidamente.

A iniciativa permitiu até o momento uma economia de 2,8 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas por mais de dez anos. Este resultado representa 13% de toda a água consumida no ano passado pelas unidades de logística da Santos Brasil. “Buscamos exceder as expectativas de nossos clientes e ao mesmo tempo melhorar nosso desempenho ambiental”, finaliza a executiva da companhia.

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Em 2015, a Infraero investiu R$ 16,6 milhões em itens de manutenção nos 60 aeroportos da Rede. Entre eles, a instalação da película de controle de raios solares no Aeroporto Santos Dumont (RJ), o serviço de sinalização horizontal de pistas, pátio e vias de taxiamento (taxiways) do Aeroporto de Congonhas (SP), a recuperação da estrutura metálica das pontes de embarque do Aeroporto do Recife (PE), além de diversos reparos na pavimentação de vias de aeronaves e implementação de tecnologia LED no sistema de balizamento noturno das pistas de pousos e decolagens de diversos aeroportos administrados pela estatal.

No ano passado, os aeroportos da Rede registraram 112.309.729 embarques e desembarques. Para que esses terminais estejam prontos para atender o fluxo constante de passageiros e demais usuários, a área de Manutenção da Infraero atua ininterruptamente para que todos os equipamentos e facilidades do complexo estejam em pleno funcionamento. A área de Manutenção também investe em tecnologias para otimizar os recursos. Em 2015, por exemplo, a Infraero investiu R$ 3,2 milhões na implementação de tecnologia LED nos sistemas de pistas e pátios dos terminais da Rede.

“A área de Manutenção é como o pulmão da empresa; agimos tanto de forma preditiva, preventiva e corretiva, sempre focando no correto funcionamento de todos os itens de um aeroporto, como pontes de embarque, pista de pouso e decolagem, elevadores etc.”, destacou o superintendente de Gestão da Manutenção da Infraero, Rafael Carlos de Alencar.

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A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, está com vagas de emprego abertas para o TIPLAM, que fica localizado na cidade de Santos, no litoral paulista. Os candidatos selecionados atuarão nas áreas administrativas, operacionais ou de manutenção. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 15 de março.

A companhia oferece oportunidades para profissionais que tenham concluído o ensino médio, técnico ou superior. Há vagas para cargos voltados para operações portuárias, como especialistas marítimos, operadores de carregamento de navios e inspetores de embarque e desembarque. Também serão contratados mecânicos, eletricistas, ferramenteiros, controladores de produção e operadores de equipamentos. Técnicos com formação em segurança do trabalho e meio ambiente, entre outros cursos, também podem se candidatar. ” A lista completa de cargos disponíveis pode ser consultada no sitewww.vli-logistica.com (área “Faça parte desse time”).

A VLI oferece salários compatíveis com o mercado, além de assistência médica, vale transporte, vale refeição, entre outros benefícios. Os candidatos aprovados nos processos seletivos farão parte da equipe de mais de seis mil pessoas que impulsionam a empresa em um dos segmentos que mais crescem no Brasil: a logística. Além disso, os profissionais terão a oportunidade de atuar na principal unidade portuária da VLI, o Tiplam.

Localizado em Santos (SP), O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita movimenta cerca de 2,8 milhões de toneladas anuais de produtos como fertilizantes, enxofre e amônia. Em curso, o projeto de ampliação do Tiplam permitirá também o escoamento de cerca de 12 milhões de toneladas de soja e açúcar, oferecendo uma alternativa diferenciada e competitiva para a exportação agrícola do país.

Os currículos devem ser enviados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com “Expansão TIPLAM” e o cargo desejado como assunto do e-mail. As etapas do processo seletivo englobam avaliação de currículo e entrevistas.

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O ministro dos Portos, Helder Barbalho, participa, nesta quinta-feira (3/03), de seminário para debater os desafios e as oportunidades do setor no Pará. O objetivo é levar aos investidores informações sobre as alternativas de investimento, que devem alcançar R$ 51 bilhões até 2042.

O segundo leilão de áreas portuárias do governo Dilma Rousseff, marcado para o próximo dia 31 de março, ofertará seis locais para terminais no estado do Pará, todos destinados a escoar a produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro. Essas seis áreas receberão investimentos de R$ 1,667 bilhão em obras e novos equipamentos. Além disso, as empresas pagarão R$ 267,14 milhões em arrendamento à Companhia Docas do Pará ao longo dos próximos 25 anos.

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