Quarta, 24 Abril 2024

Conhecer os projetos logísticos portuários do Espírito Santo, especialmente o superporto de águas profundas para contêineres, em Ponta de Tubarão, Vitória. Esse foi o objetivo da visita que a Unidade Regional de Vitória da Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Serviço de Patrimônio da União (SPU) à Intersindical da Orla Portuária capixaba, nesta quarta-feira (22), em Vitória.

A unidade da Antaq funciona há 10 meses no Espírito Santo e é uma das sete novas unidades no País, as demais estão localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, do Maranhão, do Ceará, do Mato Grosso do Sul, da Bahia e do Paraná. A instalação da Regional no estado se deu porque o estado capixaba é considerado estratégico. “Vitória conta com grande movimentação de cargas nos terminais privativos, mas o Porto Público vem perdendo para outros locais, como Santa Catarina”, revelou o chefe da Unidade, Raphael Cruzeiro Carpes.

Segundo ele, o objetivo da Antaq é garantir o equilíbrio na movimentação de cargas entre portos privativos e públicos promovendo tarifas igualitárias, entre outros pontos.

A integração Antaq e a Intersindical da Orla Portuária é uma orientação do diretor-geral da Agência, Fernando Fialho. “Ele quer integrar a equipe do Espírito Santo com a realidade local”, disse Carpes, acrescentando que a Antaq quer entrar fundo no projeto [do superporto] e reunir outras lideranças, como o Governo do Estado, para trabalhar mais o projeto.

Carpes sugeriu, inclusive, a realização de um seminário para debater o tema, além de encontros periódicos para ratificar a integração entre as entidades. “Queremos acompanhar tudo no Espírito Santo”.

O presidente da Intersindical da Orla Portuária, José Adilson Pereira, classificou a relação com a Antaq de “interessantíssima”. Segundo ele, a reunião desta quarta-feira (22) foi um sucesso. “Isso é fruto da Audiência Pública, no Senado Federal, onde palestrou sobre o Espírito Santo a convite da senadora capixaba Ana Rita”.

O Serviço de Patrimônio da União (SPU), que participou do encontro, mostrou-se interessado pelos projetos e quer integrar essa relação entre Intersindical e Antaq.

Leia também
* Espírito Santo se prepara para receber super-navios
* Ministro quer definição de local do superporto capixaba
* Lula diz que superporto de Vitória é um projeto coletivo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome