Sábado, 27 Abril 2024

O Conselho das Federações Empresariais Catarinenses (Cofem) entregou aos parlamentares catarinenses, no Congresso Nacional, uma pauta de trabalho para 2015, com temas considerados essenciais para a competitividade e o desenvolvimento do Estado. A agenda empresarial foi apresentada ao Fórum Parlamentar Catarinense, na noite do dia 24 último, em Brasília, ocasião em que o deputado federal Mauro Mariani assumiu a coordenação do fórum, liderado até então pelo deputado Esperidião Amin.

Leia também
Fiesc apresenta prioridades para setores agroalimentar e de móveis e madeira

Entre as prioridades dos empresários de Santa Catarina está a redução da carga tributária, a melhoria da infraestrutura de transporte, redução de tarifas e impostos sobre energia, a agilidade dos processos de licenciamento ambiental de obras e a flexibilização das relações trabalhistas e a contrariedade às medidas de ampliação de direitos dos trabalhadores.

Em relação à infraestrutura de transportes, foi destacada a necessidade de melhorar a segurança e a eficiência da rodovia BR-101 norte, em Santa Catarina, com medidas que estão ausentes do contrato de concessão, segundo a opinião dos empresários. Sobre o trecho sul da BR-101 foi destacado o atraso no término das obras da ampliação de capacidade. Outra rodovia estratégica para a logística catarinense é a BR-282, que liga o litoral ao extremo oeste do estado, e que sugerem aumento de capacidade, terceiras faixas e restauração. 

Os investimentos na matriz ferroviária, como a Ferrovia Litorânea e a Ferrovia da Integração, tiveram destaque no debate, pois são as únicas obras estruturantes previstas para Santa Catarina e que atualmente passam pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Na opinião do Cofem, é necessário dirigir esforços para o bom desenvolvimento do projeto da Ferrovia da Integração (Leste-Oeste) que é complementar à Litorânea, que permitirá a integração da produção e dos portos com a malha nacional.

O Cofem é integrado pelas Federações da Indústria (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras Lojistas (FCDL) e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome