O Diário Oficial da União de quarta-feira (3) divulgou projetos de infraestrutura logística do Conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) da Presidência da República envolvendo novas concessões à iniciativa privada para este e o próximo ano.
Leia também
Crise brasileira envolve gestão ruim e falta de respeito
Está prevista, para 2018, a relicitação da Rodovia Presidente Dutra (BR-116/RJ/SP); do trecho da BR-116/RJ que vai de Além Paraíba (MG) a Teresópolis (RJ) no entroncamento com a BR-040; e da BR-040 MG/RJ no trecho Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro.
Além de trechos da Via Dutra, o PPI incluiu novas obras na BR-101/SC no trecho de Paulo Lopes (SC) a São João do Sul (SC), com estimativa de edital e leilão no primeiro semestre do próximo ano.
Há projetos ferroviários para novas concessões: América Latina Logística-Malha Paulista; MRS Logística- Malha Sudeste; Ferrovia Centro Atlântica-Malha Centro-Leste; Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás.
Para os portos, também foram listados os seguintes projetos do PPI para concessão: terminal de celulose no Porto de Paranaguá (PR), terminal de veículos no Porto de Paranaguá (PR), terminal de celulose no Porto de Itaqui (MA), terminal de carga geral no Porto de Santana (AP), terminal Químico de Aratu-Tequimar no Porto de Itaqui(MA), Terminal Caramuru no Porto de Santos (SP), Decal no Porto de Suape (PE), Nitport no Porto de Niterói (RJ) e Nitshore no Porto de Niterói (RJ).