Novas tarifas de pedágio entraram em vigor desde zero hora desta quinta-feira (2).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a nona revisão ordinária, a nona extraordinária e o reajuste tarifa básica de pedágio nas praças da BR-101/RJ, trecho entre a divisa RJ/ES e a Ponte Presidente Costa e Silva, explorado pela concessionária Autopista Fluminense.
A tarifa reajustada para veículos da categoria 1 passa de R$ 4,50 para R$ 5 nas praças de pedágio P1, em Campos dos Goytacazes, P2, em Conceição de Macabu, P3, em Casimiro de Abreu, P4, em Rio Bonito, e P5, em São Gonçalo.
Segundo a agência reguladora, objetivo da revisão tarifária consiste em manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a agência e a concessionária. A alteração foi calculada a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento.
A ANTT, por força de lei, realiza anualmente o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. Essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio.