Quarta, 27 Novembro 2024

Por unanimidade, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (16) a indicação de Erick Moura de Medeiros para o cargo de diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A indicação será agora votada pelo Plenário do Senado.

O relator da indicação, senador Vicentinho Alves (PR-TO), recomendou a aprovação do nome encaminhado pela presidente da República. No seu entender, trata-se de “um profissional que conhece muito bem a infraestrutura aquaviária brasileira”. Ele ressaltou a boa formação de Erick de Medeiros, atestada em seu currículo por inúmeros cursos de especialização e condecorações.

Erick de Medeiros nasceu em 1972, no Rio de Janeiro (RJ). Bacharel em Ciências Navais, pela Marinha do Brasil, é pós-graduado em Eletrônica e Guerra de Superfície. Serviu à Marinha por mais de 19 anos, chegando até o posto de capitão de corveta. Hoje, é servidor da Controladoria-Geral da União (CGU).

Sabatina
Antes da votação, ele foi sabatinado pelos integrantes da comissão. Em sua exposição inicial, Erick de Medeiros observou que o Brasil dispõe de 28 mil quilômetros de rios navegáveis, aos quais podem ser acrescentados outros 15 mil km se forem realizadas algumas obras. O modal hidroviário, apontou, é mais barato e emite uma quantidade menor de CO2:

- Uma barcaça com capacidade de transportar 500 toneladas equivale a 15 vagões ferroviários e a 60 caminhões. Além disso, o transporte hidroviário é o modal que menos interfere no meio ambiente – assinalou.

Os dados apresentados por Medeiros levaram senadores a questionar a falta de interesse do governo em priorizar os investimentos no sistema hidroviário brasileiro. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que é inadmissível que o país não aproveite todo o potencial de seus rios. Lasier Martins (PDT-RS) perguntou:

- Existe um lobby do setor de transporte rodoviário? Por que nenhum governo leva à frente?  - questionou o senador.

Em resposta, o indicado observou que o uso das hidrovias nunca foi prioridade no país. Ele registrou, contudo, que o governo atual conta com um plano, de 2013, que tem como meta ampliar até 2031 a capacidade de escoamento dos grãos pelos rios de 25 milhões para 120 milhões de toneladas. Erick de Medeiros prometeu trabalhar para acelerar o projeto, mas disse que é importante a contribuição do Congresso e da sociedade:

- Já existe um plano. Minha intenção é revê-lo e talvez adaptá-lo. Eu pretendo fomentá-lo – assegurou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome