Quarta, 27 Novembro 2024

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, recebeu nesta segunda-feira (14/12) a medalha Mérito Tamandaré, das mãos do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. A condecoração homenageia autoridades, instituições e personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento da Marinha do Brasil. A medalha também foi concedida aos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera; do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa; da Secretaria de Portos, Helder Barbalho; e da Defesa, Aldo Rebelo; e do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso. No total, 183 personalidades receberam a condecoração. Entre eles, também o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond. 

A cerimônia, que aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, ocorreu dentro da programação do Dia do Marinheiro, comemorado neste domingo (13/12). A Medalha Mérito Tamandaré, criada pelo Decreto 42.111, de 20 de agosto de 1957, recebeu este nome em homenagem ao patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré. Na mensagem da presidenta Dilma Rousseff aos marinheiros do Brasil, lida durante o evento, ela destacou a participação da Marinha nas ações de assistência e monitoramento “que se seguiram ao rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, abrigando em suas instalações um Centro de Operações e deslocando navios e pessoal especializado em apoio aos órgãos federais e estaduais”. 

Joaquim Marques Lisboa – Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, nasceu em 13 de dezembro de 1807, na cidade do Rio Grande (RS). Nomeado patrono da Marinha do Brasil, ele participou de todas as lutas do império. Dentre elas destacam-se: a Guerras de Independência, Confederação do Equador, Guerra contra Oribe e Rosas e a Guerra do Paraguai.

Como oficial-general, comandou a Força Naval brasileira no Rio da Prata entre os anos de 1864 a 1866, atuando no conflito, em solo uruguaio, quando exerceu o Comando-Geral das tropas da Marinha, na tomada de Paissandu. Esteve no comando da Esquadra brasileira na primeira fase da guerra contra o Paraguai. Em 20 de março de 1897 ele faleceu na cidade do Rio de Janeiro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome