Além de reunir grandes nomes do mercado automobilístico, para que mostraram as últimas novidades em tecnologia de carros híbridos, a 11ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos também teve como destaque as marcas de scooters, bicicletas, skates, patinetes, monociclos, micro geradores de energia, além de novos carregadores e baterias.
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Carros com sustentabilidade
A Power Solutions, por exemplo, apresentou cerca de 10 tipos de carregadores, entre portáteis e fixos, compatíveis para todos os tipos de veículos elétricos. A empresa, que já tem 130 instalados pelo Brasil, quer viabilizar a instalação de mais carregadores nas principais rodovias e posto de gasolina do país. E para isso, de acordo com Kaue Brunetti, gestor comercial da empresa no Brasil, o objetivo é alcançar incentivo do governo. “Essa nova modalidade é muito mais barata, extremamente prática e o melhor, nada poluente, por isso vale a pena o investimento”, afirma o gestor.
E seguindo esta mesma linha de pensamento é que a IPESEC trouxe uma das maiores atrações da feira, os painéis de micro geração de energia solar, perfeitos para residências, pequenas e médias empresas e até para carregar seu carro elétrico. “Esse painel tem garantia de 25 anos de vida útil se bem utilizado, então pense na economia na conta de energia, sem contar a diminuição de emissão de CO². A relação custo benefício faz valer a pena”, ressalta o diretor comercial da IPESEC, Hugo Marsal.
Os jovens visitantes da feira, no entanto, se encantaram mesmo com as novidades da Air Whel, especializada em veículos elétricos portáteis, que apresentou skates e patinetes movidos a baterias de lítio, o exclusivo monociclo que percorre até 50km de distancia com apenas uma recarga de 1 à 3 horas. Ele, aliás, que permite altas manobras que pode ser facilmente transportado no carro, ônibus e metrô. Sua vida útil e de até cinco anos de uso ou 1500 recargas. O monociclo importado da China é recomendado para crianças a partir dos 14 anos e pode ser utilizado até mesmo para locomoção de curtas distancias.
Mas não só de produtos importados vive o Salão de Veículos Elétricos. Exemplo disso é a Woie, com nome estrangeiro, mas com produtos de fabricação inteiramente nacional. Há sete anos no mercado, a ela trouxe para esta edição diferentes tipos de bikes, todas com três módulos de uso: só pedal, 100% acelerador e pedal assistido, assim o ciclista pedala e ao mesmo tempo carrega a bateria da sua bike com o impulso. Segundo Joel Rodrigues, idealizador da marca, as baterias de ciclo profundo duram por três anos, gastando apenas R$ 0,18 de energia por recarga, além de fazerem 25 km por carga e custarem na faixa de R$ 3.000,00. A ideia é que além da terceira idade, maior publico alcançado pelas novidades da Woie, empresas utilizem das bikes para transportes internos e externos, substituindo os convencionais veículos poluentes.
Popularização dos veículos elétricos
As conferências realizadas durante a 11ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos foram importantes para explicitar que não existe uma única solução para resolver o problema da mobilidade. O público que conferiu o painel “Visão, perspectivas e experiências na implantação de mobilidade elétrica e os impactos na infraestrutura atual” conheceu a experiência portuguesa com veículos elétricos, narrado por João Dias, da Mobito Eletric. Ele contou detalhes sobre o planejamento e execução do projeto em Portugal, incluindo a infraestrutura para o recarregamento dos veículos. Participaram também Marcos Carvalho Marques, consultor e pesquisador do CPqD; e Javier Escobar, da USP. Depois o público conheceu as experiências e desafios para facilitar a introdução das novas tecnologias no mercado brasileiro. Raul Beck, engenheiro do CPqD, falou sobre as principais tecnologias para o mercado de baterias. Já Roberto Braun dedicou seu tempo para abordar o trabalho da Toyota com veículos híbridos. Após sua palestra, foi a vez de Carlos Cortes, gerente Sênior de Vendas e Marketing da BMW, contar sobre o BMWi – projeto da montadora para carros elétricos.
Quem participou também das conferências foi Luciana Marques Jacomassi, engenheira civil da Caixa Econômica Federal. Ela contou as soluções financeiras para os investimentos em mobilidade urbana e deu detalhes sobre os procedimentos para financiamentos em infraestrutura urbana e mobilidade.