Sexta, 17 Mai 2024

A velocidade do desenvolvimento de tecnologias surpreende as expectativas sobre o cotidiano da sociedade do futuro próximo, em qualquer área da atividade humana. É o caso dos carros elétricos e os sem motorista. E para os carros alimentados com eletricidade vêm sendo preparadas vias especiais, para evitar perda de tempo com abastecimentos.

Na Inglaterra já estão construindo vias onde os carros elétricos podem ser carregados sem precisar parar. Time is money. Como a autonomia dos carros elétricos é menor do que os de combustível fóssil ou biomassa, o motorista não vai precisar parar tanto para abastecer.

O abastecimento dos carros elétricos caminha para a carga sem fio, como já estão sendo alimentados celulares e tabletes. Princípio esse que vai ser usado também nas vias inglesas, utilizando a indução magnética e tarifação especial. Hoje, essas cargas são cobradas por meio de plug-in carregadores em casa ou enquanto estacionados nas ruas.

Cabos enterrados debaixo da rodovia irão gerar campos eletromagnéticos que possam ser apanhados por um receptor no carro e transformados em energia elétrica. O sistema inclui um sistema de comunicação, de modo a que as estradas possam detectar um carro que está chegando e iniciar o processo.

Apesar da fantástica mudança de paradigma, esse futuro está mais próximo do que se imagina. A primeira via está prevista para funcionar experimentalmente no final deste ano. Atualmente considerado um terrível gerador de CO2, o automóvel inicia uma rota reversa, a caminho da sustentabilidade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto