Quinta, 25 Abril 2024

O porto de Liverpool, na Inglaterra, está comemorando seu 300º aniversário. O Velho Cais ("Old Dock"), como é conhecido localmente, abriu para negócios em 31 de agosto de 1715, proporcionando um modelo para o desenvolvimento de outros portos comerciais.

O desenho pioneiro do porto permitiu que os navios carregassem e descarregassem independente da situação da maré. Isso reduziu de duas semanas para menos de dois dias o tempo necessário para retorno das embarcações, ajudando Liverpool a se tornar um dos portos mais importantes do mundo. Graças ao Velho Cais, até o fim do século 19, 9% do comércio mundial era feito via Liverpool.

Capaz de acomodar até 100 navios simultaneamente, o cais levou cinco anos para ser construído, a um custo de 12 mil libras esterlinas, valor elevadíssimo para a época. Foi uma empreitada arriscada para Liverpool e teria levado à falência da cidade se não tivesse êxito.

Em 1826, superado por portos de maior capacidade no rio Mersey, o Velho Cais foi aterrado. A sua estrutura foi redescoberta durante escavações em 2001, e preservada como parte do Mersey Maritime Museum.

"O aniversário acontece em um momento significativo, em que finalizamos a construção do novo terminal de contêineres Liverpool2", disse Mark Whitworth, diretor-executivo da Peel Ports, operadora do porto de Liverpool. "Isso criará um novo capítulo em nossa história, estabelecendo uma nova porta de entrada ao Reino Unido para a comunidade comercial internacional."

Para comemorar o aniversário do porto, a Peel Ports está convidando os moradores locais a compartilhar suas imagens e memórias sobre a rica história marítima da cidade. As contribuições recebidas serão transformadas em um livro e estão reunidas em exposição online no hotsite: http://peelports.com/liverpool300.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome