A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) participará de audiência pública, no dia 23 próximo, promovida pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, cujo tema é a situação atual do setor portuário brasileiro. Quem representará a entidade será o próprio presidente Murillo Barbosa.
O intuito da audiência é prestar esclarecimentos aos parlamentares e demais convidados sobre os investimentos a médio e longo prazo a respeito das ações de modernização dos terminais portuários brasileiros, a eficiência e competitividade do setor.
Outro propósito dos parlamentares é discutir os principais gargalos e limitações que tornam nossos portos menos eficientes nas operações de embarque/desembarque em comparação à agilidade do fluxo de cargas observadas nos grandes terminais internacionais. Além disso, a intenção dos deputados é obter informações referente ao planejamento por parte do governo acerca dos problemas que o setor vem enfrentando e as ações em andamento para promover a redução dos custos das operações portuárias no Brasil.
Foram convidados também a agência reguladora do setor (Antaq), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria de Portos (SEP) e a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP).