Domingo, 28 Abril 2024

Pelo menos 120 mil empregos diretos, indiretos e induzidos devem surgir com a implantação do programa de Desenvolvimento da Aviação Regional no País. É o que estima a Secretaria de Aviação Civil (SAC) depois que os 270 aeroportos previstos no programa estiverem em pleno funcionamento. Esse total considera um aeroporto como polo de desenvolvimento local, ou seja, a implantação de um aeródromo numa cidade implica no fortalecimento do turismo, hotelaria, estrutura de serviços de uma cidade e etc.

Dentro desse universo, com foco na aviação comercial e no consequente incremento da operação da aviação geral, devem surgir cerca de 30 mil postos de trabalho imediatos em diversas categorias profissionais. São funções típicas da operação aeroportuária, como coordenação do terminal, manutenção, apoio administrativo e financeiro, bombeiros de aeródromo, segurança patrimonial, limpeza, profissionais de navegação aérea e agentes de proteção da aviação civil, por exemplo.

Para essas 30 mil ocupações, surgirão outras 90 mil vagas que consideram outros postos indiretos ou induzidos que precisam ser criados, como ampliação do quadro de atendimento das companhias aéreas que atuarão nesses terminais, criação de áreas comerciais (restaurantes e lanchonetes, bancas de revistas, locadoras de carros etc.), comissária, auxílio de rampa (retirada de bagagens), transporte de táxi, órgãos públicos, entre outros.

O programa prevê investimentos superiores a R$ 7,3 bilhões nos 270 aeroportos e consiste no fortalecimento e reestruturação da rede de aviação regional brasileira, com expansão da oferta de transporte aéreo e melhorias na qualidade da infraestrutura e dos serviços aeroportuários, por meio de concessões administrativas.

Atualmente, 77 aeroportos que fazem parte do programa já têm algum tipo de operação comercial em curso. “O Programa de Aviação Regional tem foco no desenvolvimento do interior do País e no acesso da população ao transporte aéreo. Os aeroportos como polos regionais são um atrativo econômico e sempre um fator incentivador no desenvolvimento da economia dos municípios”, explica Eduardo Bernardi, diretor do Programa. “As áreas de entorno dos aeroportos acabarão ficando mais valorizadas”, definiu Bernardi. O programa tem o objetivo de melhorar, aparelhar, reformar e expandir aeroportos de interesse estadual e regional. Informação da SAC-PR

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome