A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) criou o Selo de Eficiência Logística, certificação que identifica as empresas que se destacam nos procedimentos que envolvem a movimentação de volumes nos terminais de logística de carga (Teca) administrados pela estatal. As empresas poderão usá-lo como atestado de participação eficiente no setor de logística de carga, o que, além de agregar valor à imagem e ao negócio da empresa, servirá como instrumento de marketing, enfatizando também a conscientização na busca da eficiência logística e a consolidação de sua posição no mercado.
Leia também
80 aeroportos regionais para impulsionar desenvolvimento na Amazônia
Além disso, o Selo de Eficiência Logística permite a divulgação do Programa Infraero de Eficiência Logística (Piel), pelo qual a empresa avalia e reconhece as empresas que operam no ramo em seus complexos logísticos.
Receberão a certificação todas as empresas importadoras e prestadoras de serviços que operam nos Tecas da Infraero e que forem reconhecidas pelo Prêmio Infraero de Eficiência Logística em seus segmentos de atuação, com base nos critérios do Programa.
Programa Infraero de Eficiência Logística
Criado em 2003, o Programa de Eficiência Logística tem o propósito de identificar e premiar as empresas que mais se destacam pela eficiência na gestão da cadeia logística, estimulando também uma melhoria constante nos processos de desembaraço de carga por parte das empresas.
Isso é feito pela medição da eficiência das operações de logística no Teca através de um ranking mensal em vários segmentos de movimentação de carga. Com ele, as empresas envolvidas no setor podem comparar o desempenho de todos os envolvidos nos processos de importação, incluindo seus prestadores de serviço.
Após doze meses, são premiadas, por meio do Prêmio Infraero de Eficiência Logística, as companhias que obtiverem o primeiro lugar no ranking. O prêmio é o ponto mais alto do programa, homenageando as empresas que se destacam ao longo do ano nas operações de carga do terminal.