A Embraport, instalado à margem esquerda do Porto de Santos (litoral paulista), recebeu, no dia 26 último, a embarcação San Clemente, da Hamburg Süd. O navio está em sua viagem inaugural e chegou à Santos pela primeira vez, como parte do serviço Ásia, que liga o Brasil ao extremo oriente e é realizado em conjunto com outros oito armadores (Maersk Line, Safmarine, CSAV, CMA CGM, China Shipping Container Lines, Hanjin, Hapag Lloyd e CCNI).
Construído no estaleiro Hyundai Heavy Industries, em Ulsan, na Coreia do Sul, o San Clemente iniciou sua rota em agosto, passando pelos portos de Shanghai, Ningbo Hong Kong, Chiwan, Singapura e Port Kelang. No Brasil, além de Santos, a embarcação fará escalas nos Portos de Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Itapoá (SC), além de escalar ainda os Portos de Buenos Aires, na Argentina e Montevidéu, no Uruguai.
Com 300 metros de comprimento, 48,2 metros de largura e capacidade para 9.000 TEUs, o navio é um dos maiores porta-contêineres em navegação pela costa brasileira. Na operação na Embraport, estavam previstos 1.657 movimentos, sendo 1.483 de descarga e 174 de embarque.