Além de melhorar a eficiência do transporte coletivo a medida, é claro, beneficiaria as empresas vinculadas à NTU. Além dos chamados corredores de ônibus, o Programa ainda apresenta outras sete medidas para melhorar o transporte público coletivo urbano no Brasil.
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Corredor de ônibus implantado em Recife para dar vazão à movimentação do eixo Leste-Oeste
De acordo com o presidente da NTU, Otávio Cunha, a implantação de faixas exclusivas requer soluções tecnológicas simples, “sem intervenções físicas relevantes e com retorno imediato para o usuário”.
A NTU apresenta como exemplos bem sucedidos do sistema de faixas exclusivas as experiências recentes no Rio de Janeiro, em São Paulo e Goiânia. Em São Paulo, por exemplo, estudos da Associação mostram que a velocidade dos ônibus (velocidade média nos trajetos, contando as paradas), chegou a subir 108%, reduzindo o tempo de deslocamento em até 25 minutos.
O presidente da NTU lembra que o governo tem cobrado propostas para melhoria do setor de transporte urbano e destaca que “no caso das faixas, estamos mostrando porque e como fazer”. Ele ressalta, porém, que as soluções devem ser adaptadas à realidade de cada cidade, pois “o mais importante é mostrar que esta é uma medida barata, rápida e eficiente, que serve para qualquer tamanho de cidade”.
As informações são da Agência Brasil.