Sexta, 29 Março 2024

Assumindo um compromisso desafiante e colocando todo o seu potencial literário em jogo, o jornalista e mestre em História da Literatura Alessandro Atanes topou publicar artigos sobre arte, ficção e ensaios no Portogente. Dessa ousadia, nasceu a coluna Porto Literário, que há oito anos detalha grandes obras como Barcelona Brasileira, Navios Iluminados e excelentes passagens de escritores como Narciso de Andrade e Roldão Mendes Rosa, entre outros.

Com toda essa bagagem de pesquisa, Atanes lança no próximo dia 5 de abril o livro "Esquina do mundo: ensaios sobre História e Literatura a partir do Porto de Santos", da Dobra Editorial. A  cerimônia acontecerá na Estação da Cidadania de Santos, na Avenida Ana Costa, 340.

O autor explica que os textos que desenvolve para a coluna Porto Literário desde 2005 são a matéria-prima dos ensaios do livro. "No espaço do Portogente pude criar as primeiras análises dos diversos temas reunidos nos 11 ensaios da obra. Quem acompanha a coluna não verá novidades entre os assuntos, a diferença é que os textos foram retrabalhados para ficarem com um tom mais ensaístico e reflexivo, sem contar que colunas desenvolvidas ao longo dos anos com os mesmos temas foram editadas para formarem um texto único, mais denso".

Por questão de espaço, muitos temas que receberam destaque na coluna acabaram ficando de fora (afinal são oito anos e quase mil páginas de textos), principalmente o material sobre traduções e literatura latino-americana, que ainda têm o Porto Literário como fonte única. Atanes conclui ao agradecer "a equipe e os editores do Portogente, na pessoa de Bruno Merlin, o carinho e a paciência em receber os textos periodicamente".

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome